Qual é o melhor momento do ano para fazer planos? E para revisar os planos que fizemos? Qual é o melhor momento do ano para avaliarmos o que deu certo e o que não funcionou?

Cada momento do ano é propício para isso, pois sempre sairemos ganhando ao fazer essa análise. No entanto, ao final do ano é algo simbólico, pois é quando estamos nos preparando psicologicamente para “fechar para balanço” e recarregar as energias para o ano que começa.

É também a época do ano em que dizemos que no ano que vem faremos várias coisas. E acreditamos no que dizemos…

Ao chegar nessa época do ano, temos também a sensação de que o ano passou rápido demais. Muita gente tem essa sensação todos os anos e muitos de nós têm a impressão de que o ano passou e realizamos muito pouco do que gostaríamos.

Por isso que o final do ano é o momento ideal para fazermos também algumas reflexões importantes. No plano pessoal, é o momento de avaliarmos se foram colocadas em prática as coisas que prometemos no final do ano anterior.

E, no plano organizacional, este é provavelmente o momento mais importante do ano no que diz respeito ao planejamento, pois é quando as organizações formalizam e declaram o que desejam realizar no ano que se aproxima.

De uma forma simples, costumo sugerir às pessoas que reflitam sobre o ano que passou com base numa pergunta muito simples: por que o ano valeu a pena?

A resposta para esta simples pergunta fará com que a gente procure e encontre os motivos que justificam nossas celebrações pelo ano que passou.

Por mais difícil que o ano tenha sido e por mais desafios que tenhamos enfrentado, é importante findar o ano de uma forma positiva, olhando as coisas que nos fizeram crescer e melhorar.

Para o ano que começará, sugiro também que olhemos para o ano a fim de responder a algumas perguntas:

  • O que começar? A resposta para esta pergunta determinará o que temos evitado ou procrastinado, mas que sabemos ser importantes e que devemos realizar;
  • O que continuar? As coisas positivas e que têm dado certo merecem atenção também e devemos continuá-las, pois certamente foram elas que fizeram com que o ano tenha valido a pena;
  • O que parar? Alguns comportamentos e atitudes talvez tenham nos desagradado ao longo do ano. É importante saber o que desejamos parar de fazer, pois ao encontrarmos comportamentos e atitudes que desejamos abandonar iremos, certamente, encontrar comportamentos e atitudes positivos que iremos iniciar.

Há outra informação importante: o carnaval de 2018 será mais cedo. Acontecerá nos dias 12 e 13 de fevereiro. Ou seja, para aqueles que dizem que no Brasil o ano começa depois do carnaval, o ano começará mais cedo. Mais tempo para trabalhar e agir; menos tempo para justificativas! O calendário é generoso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.