Estamos terminando a primeira temporada do Coachitório Online, o nosso podcast semanal sobre carreira e liderança. Essa primeira temporada foi breve e bem intensa, foram cinco meses de trabalho e de muitas descobertas!

Mas, antes de falar sobre o aprendizado em si, deixa eu contar a história do surgimento desta ideia:

No final de cada ano, aqui na Ponte ao Futuro, nós procuramos produzir um material que tem como objetivo inspirar as pessoas para começarmos bem o novo ano que está chegando. O insight que tivemos no ano passado foi falar sobre os 19 verbos que deveriam ser praticados por nós em 2019. Aproveitamos o “19” do ano que estava por começar para definir a quantidade de verbos que iríamos abordar no nosso material; o resultado foi muito bacana e o material ficou bem rico!

Também estava na nossa pauta lançar alguma novidade em termos de geração de conteúdo e marketing; era um objetivo para 2019, mas confesso que eu não sabia exatamente o que fazer. Foi aí que, numa reunião de planejamento com o Humberto – que pensa, desenvolve e executa todo o marketing da Ponte ao Futuro –, foi sugerida a ideia de lançar um podcast. Tínhamos certeza de que 2019 seria o ano do podcast no Brasil (e está sendo, diga-se de passagem).

Mas, algumas dúvidas permaneciam: qual será o tema do podcast? Como ele vai se chamar? Estes questionamentos foram resolvidos em menos de cinco minutos. Estávamos em plena fase de lançamento do e-book dos 19 verbos e, para nós, fez muito sentido que a primeira temporada do podcast abordasse esse tema; um episódio para cada verbo.

Ainda tínhamos que definir o nome do podcast, ideias surgiram e, inicialmente, alguns nomes que pareciam legais já estavam sendo utilizados. Porém, logo nasceu outra ideia: Coachitório Online!

Deixa eu explicar: Coachitório é uma junção das palavras “Coaching” e “Consultório”. Essa palavra é utilizada para dar nome ao lugar em que os Coaches trabalham. Assim, o nosso Coachitório acabou sendo online, e este, acabou se tornando o nome do nosso podcast.

Rapidamente, o Coachitório Online ganhou vida e lançamos o primeiro episódio no comecinho de fevereiro. De lá para cá, toda semana publicamos um conteúdo novo relacionado aos 19 verbos e, essa temporada, está chegando ao fim.

Tendo explicado isso, quero compartilhar com você o que eu aprendi neste curto período de tempo, talvez esses aprendizados até sirvam como dicas para os futuros “podcasters”:

  • Planejamento: não há como produzir um podcast sem planejamento. Aliás, eu sou suspeito para falar, pois acredito que não dá para começar qualquer projeto sem planejamento. Ficou muito claro para mim que o planejamento e a execução foram fundamentais para lançar o Coachitório Online e manter o nossos podcast no ar;
  • Entre para ficar: quando o assunto é geração de conteúdo, não dá para dormir no ponto. Uma vez que a gente começa a trabalhar num determinado canal de comunicação, é bom estar preparado para permanecer nele por muito tempo, pois haverá sempre pessoas esperando pelo próximo material. Embora a Ponte ao Futuro esteja trabalhando com o marketing digital há algum tempo, a impressão que eu tenho é de que o podcast é o meio em que há mais pessoas aptas e dispostas a consumir o conteúdo que produzimos;
  • Ouvir a si mesmo: descobri que uma coisa é a mensagem que a gente escreve e grava, outra coisa é a mensagem que ouvimos depois de gravada. Esse insight foi fundamental para melhorar o roteiro e a locução dos podcasts, e ainda há o que melhorar;
  • Formas diferentes de abordar um tema: algumas pessoas gostam de ler os e-books, outras preferem os webinars e vídeos do Youtube, e/ou o formato de podcast. O mais legal disso tudo é ver o quanto podemos explorar a mesma mensagem de várias formas diferentes.

Também acabei descobrindo outra coisa, a melhor de todas: é muito legal fazer um podcast! Tudo vale a pena; pensar nos temas, escrever o roteiro, gravar e publicar o episódio. É uma grande realização! Tem sido gratificante observar o quanto essa forma de comunicação fez sentido para as pessoas e o quanto a gente aprende ao fazer um podcast.

Só que, o mais importante de tudo deixei para o final: o Coachitório Online vai continuar! Logo, teremos novidades com a segunda temporada do nosso podcast semanal sobre carreira e liderança indo para o ar! Na próxima semana, a gente fala mais sobre o que vem por aí!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.