Tem um ditado que diz: “gato escaldado tem medo até de água fria”…
A sabedoria popular nos ensina algo parecido, como quando passamos por uma situação que foi desagradável ou que nos fez sofrer. A tendência é de que a gente evite chegar perto de toda e qualquer circunstância que possa nos levar a passar por aquele momento difícil novamente.
E isso faz todo sentido. Afinal, penso que ninguém gosta de revisitar situações do passado que não trazem lembranças positivas. Ao menos, penso que as pessoas não fazem isso conscientemente.
Porém, é comum nos depararmos com situações como essa em nossas vidas, principalmente no nosso trabalho
Recentemente, um colega comentou comigo que a empresa no qual é gerente, está passando por uma situação difícil e, por isso, estão revendo todo o plano estratégico e também algumas ações que já estavam previstas para este ano. Ele comentou que sabe que essa turbulência é passageira, mas não deixa de ser uma situação desagradável.
O ponto mais interessante da conversa foi que ele comentou que teve que lidar com situações semelhantes no passado, nesta mesma empresa e também em outras organizações onde havia trabalhado. Além disso, comentou que cada vez que se depara com uma situação dessas tem vontade de “sair correndo”.
Nada mais natural… É a história do gato escaldado…
Mas, o que dificilmente a gente se pergunta é:
- Por que determinadas situações continuam se repetindo em nossas vidas?
- Por que determinados desafios continuam sendo apresentados para nós?
Eu acredito que a resposta tem a ver com a reação que tivemos quando encontramos essas situações difíceis no passado:
- Será que as enfrentamos ou fugimos?
- Será que a gente olhou para trás e aprendeu alguma coisa com ela ou logo esqueceu de tudo o que aconteceu?
- Será que a situação desagradável do passado fez com que a gente mudasse de comportamentos e atitudes ou só continuamos pensando e agindo da mesma forma como fazíamos antes?
Faço essas perguntas, pois acredito que existe uma conexão entre as coisas que aconteceram no passado e o que acontece na nossa vida presente. Certos eventos acontecem na nossa vida para que a gente tenha um aprendizado e evolua, pois é esse aprendizado que irá fazer com que a gente esteja pronto para crescer e merecer tudo aquilo que desejamos.
Aprender com os erros do passado é fundamental para o crescimento pessoal, profissional e coletivo, pois permite transformar falhas em oportunidades de evolução. Ao refletir sobre os erros cometidos, desenvolvemos autoconhecimento e resiliência, o que nos ajuda a tomar decisões mais conscientes no futuro.
Esses aprendizados fortalecem nossa tomada de decisões, porque adquirimos uma experiência que só é possível por termos passado por situações difíceis. Assim, nos tornamos mais atentos e responsáveis quando nos deparamos com situações semelhantes àquelas que foram desagradáveis no passado. Isso nos torna também mais conscientes de nossas limitações e aumenta nossa abertura ao aprendizado.