Um dos grandes desafios dos dias de hoje é saber filtrar aquilo que pode e deve ser divulgado para o mundo. É extremamente difícil dominar os pensamentos e justamente por isso que deveríamos dominar o que falamos para o mundo.

Este é um dos grandes exercícios que temos que promover ao longo de nossa vida, pelo menos para mim… Aliás, acredito que este é um dos grandes pilares que sustentam a nossa verdadeira evolução.

Mas por que esse autocontrole é importante?

  • Primeiramente, porque acredito que pensamentos têm força e podem promover ou destruir muitas coisas. Mas, as palavras têm força ainda maior e podem trazer ainda mais benefícios ou problemas;
  • Em segundo lugar, porque penso que tem muito a ver com o que falou Abraham Lincoln:

“É melhor ficar calado e deixar que os outros pensem que você é um imbecil do que abrir a boca e não deixar dúvidas a respeito.”

O mundo tem sido um palco cada vez mais utilizado para julgamentos

A todo momento julgamos e somos julgados e quanto mais falamos, mais deixamos margem para as pessoas formarem opiniões a nosso respeito. E o que separa a imagem positiva da negativa está justamente no que expressamos.

Esse processo de autocontrole está diretamente ligado ao nosso livre-arbítrio, pois o que dispara a nossa “necessidade” de falar o que pensamos está ligado, na realidade, ao que queremos causar com o que expressamos. Se desejamos contribuir positivamente com uma discussão, devemos falar. Se temos algo que verdadeiramente pode ajudar e levar alguma luz onde predomina a ignorância, temos que falar. 

No entanto, quando queremos falar somente por falar, para ouvir o som da nossa própria voz ou para aumentar ou criar discussões que não poderiam existir, deveríamos ficar calados. A frase de Dalai Lama certamente explica melhor esse pensamento: 

“Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama. O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de se rebater.”

Se a gente vê que uma conversa não deveria prosperar, então ela não deve continuar. Se a gente considerar que um pensamento não deveria ter se formado em nossa mente, devemos nos manter em silêncio. Assim, certamente estaremos contribuindo para criar uma sociedade mais pacífica e lugares melhores para vivermos e trabalharmos.

É pequena a distância entre o cérebro (que formula nossos pensamentos) e a boca (que divulga nossos pensamentos para o mundo) e, é muito tentador falar tudo o que pensamos, sem filtros e sem preocupações sobre como aquilo que falamos pode prejudicar aqueles que nos ouvem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *