Algum tempo atrás eu recebi um feedback. Não era um daqueles feedbacks organizacionais formais que acontecem de tempos em tempos dentro das empresas.

Na realidade, tratava-se de uma dinâmica de autoconhecimento num treinamento do qual eu estava participando. Essa dinâmica – feita em duplas – consistia em conversar com a outra pessoa, respondendo algumas perguntas feitas por ela com base numa ferramenta específica que estava sendo aplicada.

O objetivo final da dinâmica era poder resumir a pessoa que estava conosco em somente uma frase, de uma forma bem breve. Lembrarei sempre do que a pessoa que estava comigo falou sobre mim: “o Fabiano é um contador de histórias. É um frasista!”

Para falar a verdade, eu nem sei se a palavra “frasista” existe no nosso idioma, mas eu sei o que ela quis dizer. E fez todo sentido.

Frasista é aquela pessoa que adora frases de efeito. Aquelas frases, proferidas por grandes figuras da nossa história ou até mesmo por anônimos. Frases que, com suas poucas palavras, acertam em cheio o nosso coração e são mais completas e claras do que páginas e páginas de textos e teorias.

É muito legal ser um frasista. Mas é muito difícil produzir essas frases de efeito, que serão lembradas por várias gerações. Sou um frasista confesso! Quem me conhece e acompanha meu trabalho – seja nas salas de aula, nas empresas ou nas redes sociais – já deve ter percebido isso.

O motivo é bem simples: há grandes lições em pequenas frases. É justamente essa a inspiração para a segunda temporada do Coachitório Online, o podcast semanal da Ponte ao Futuro sobre carreira e liderança.

Falaremos de grandes lições que estão em pequenas frases; falaremos dos autores dessas frases. Abordaremos as lições que elas trazem para a nossa vida pessoal e profissional.

Afinal, você já parou para pensar sobre o que Abraham Lincoln tem a ensinar sobre liderança? O que Charles Chaplin nos falou sobre persistência? E que tal descobrir o que o eterno poeta Carlos Drummond de Andrade nos ensina sobre comunicação? E tem muito mais!

Veja só essa frase:

“Tudo é considerado impossível até acontecer.”

O que podemos aprender com essa frase emblemática de Nelson Mandela? Esse será o contexto da segunda temporada do Coachitório Online. Em cada episódio, abordaremos diferentes frases e explicaremos porque elas têm a ver com a nossa carreira, a nossa vida e o nosso papel de líder.

Falaremos do quanto elas estão presentes no nosso dia a dia, até porque nada é tão atual quanto as grandes lições que essas mentes brilhantes conseguiram transmitir em pequenas frases.

Quer um spoiler? Começaremos com Abraham Lincoln! Então, eu espero você na segunda temporada do Coachitório Online!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.