Eu acho que as similaridades que existem entre as pessoas são muito maiores do que as características que nos tornam diferentes. Uma das coisas que, em minha opinião, torna todos iguais é o desejo de melhorar, de progredir. Tenho certeza de que eu e você somos muito parecidos nisso, pois queremos evoluir, queremos crescer profissionalmente, queremos mais estabilidade e até sucesso financeiro. Desejamos também mais saúde, felicidade… Enfim, queremos coisas diferentes e melhores para as nossas vidas.

Todos desejam melhorar! Mas, você já reparou que as coisas que a gente deseja estão sempre ligadas ao futuro, ao resultado final? É até natural que seja assim, pois quando falamos em ter mais saúde, dinheiro ou um emprego melhor, estamos sempre falando de desejos que são resultados de um processo. Quer dizer que as coisas que desejamos são oriundas de um processo, são o resultado final de algo chamado mudança.

Essa situação é muito presente nos meus trabalhos de Coaching e consultoria, até porque progresso, evolução e melhoria formam a base do meu trabalho. Ou seja, pessoas e empresas procuram por profissionais de Coaching e consultoria para alcançarem aquilo que desejam. O problema é que se faz necessário passar por um processo de mudança para que os resultados desejados sejam alcançados.

Eu sei que isso parece um tanto óbvio, mas para muitas pessoas e empresas o processo de mudança acaba sendo muito difícil e isso pode levar muitos a desistirem no meio do caminho. Desnecessário dizer que resultado algum é alcançado quando nossos projetos e sonhos são abandonados pelo meio do caminho, não é mesmo?

Então, é possível afirmar que não há progresso sem mudança, pois é a mudança que viabilizará o resultado final que desejamos. É por meio da mudança que nos preparamos para receber o que desejamos. A mudança faz a gente valorizar o resultado alcançado, pois quando alcançamos o que queremos, acabamos revisitando tudo o que fizemos e ficamos orgulhosos dos nossos esforços. O processo de mudança é o “algo a mais”, o tempero que deixa o resultado final ainda melhor. É a mudança que faz o resultado valer a pena.

Sempre que eu falo sobre o processo de mudança, acabo lembrando de um dos textos que está no meu livro “50 textos”. Há uma passagem que diz que não somos moldados pelo resultado final, mas sim pelos desafios que encontramos pelo caminho. E, por falar em livro, tem uma frase que eu adoro quando se trata de mudança, é do escritor irlandês George Bernard Shaw, ele disse:

“O progresso é impossível sem mudança e aquele que não consegue mudar sua mente não consegue mudar nada.”

Perceba que essa frase traz o segredo de uma mudança bem-sucedida: a mudança da nossa forma de pensar. Se a nossa mente não se libertar de crenças limitantes, pré-conceitos ou julgamentos, dificilmente conseguiremos encarar um processo de mudança. Assim, nossos sonhos continuarão sendo apenas sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.