Qual é o seu trabalho? Qual é a sua profissão? Você tem um emprego ou uma carreira? Ou você tem tudo isso: trabalho, profissão, emprego e carreira? Tenho certeza de que muita gente nunca pensou sobre a diferença que há entre estas expressões, mas elas existem.

O nosso país está, atualmente, com cerca de 14 milhões de desempregados. Fruto de várias ações equivocadas do passado, este número alarmante mostra a quantidade enorme de pessoas sem emprego. Isso mesmo, desempregado é aquele que não tem emprego.

Mas não significa que estas pessoas estejam sem trabalho. Até porque uma parte do contingente de desempregados está ocupada, está trabalhando. Estão fazendo atividades informais (os “bicos”) ou até empreendendo em algum negócio que ainda não está formalizado.

Quando a pessoa está desempregada a sua prioridade é encontrar um trabalho para que ela possa ser remunerada por ele. Em outras palavras, a prioridade é encontrar um trabalho. Se o trabalho puder ser sob a forma de um emprego formal, com carteira assinada, melhor ainda. Mas é somente depois de encontrar trabalho ou emprego que a pessoa vai se preocupar com a sua carreira.

Para entendermos melhor isso, vamos a alguns conceitos:

  • Trabalho: é a atividade profissional que a pessoa realiza. Pode ser formal ou informal. Pode ser que a pessoa seja um vendedor ambulante, analista financeiro, assistente de RH, costureira, policial ou até mesmo um empresário. Trabalho é aquilo que você realiza no dia a dia;
  • Profissão: é o ofício que você aprendeu a fazer e pelo qual você é reconhecido. Geralmente tem a ver com uma formação acadêmica de nível técnico ou superior e como exemplo podemos citar: os Administradores, Psicólogos, Advogados, etc. Mas também pode ser algo que você aprendeu na prática, como por exemplo: Marceneiro, Pintor, etc;
  • Emprego: é a ocupação econômica que é remunerada em dinheiro por um contratante. Em outras palavras, emprego necessariamente remete a uma relação contratual entre empresa e funcionário, empregado e empregador. É por meio do emprego que temos garantias trabalhistas.
  • Carreira: é a trilha que você decide percorrer na sua vida profissional. Por exemplo: há pessoas que decidem seguir carreira na área financeira e optam por trabalhar em bancos. Ao longo de sua vida, seu trabalho e seu emprego poderão mudar várias vezes. Você pode começar como estagiário, trabalhar no atendimento, na área administrativa e ser Gerente de Conta. Mas a sua carreira permanecerá sendo a mesma.

Todo trabalho é digno. Toda profissão é importante, assim como todo emprego contribui para o crescimento pessoal e profissional da pessoa. Toda carreira merece dedicação e atenção durante a sua construção.

Mas não importa qual é o nome que vamos dar para o momento atual da nossa vida profissional. O que mais importa é a dignidade que todos os trabalhos têm e o respeito, dedicação e empenho com que vamos construindo a nossa vida profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.