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Toda empresa precisa investir continuamente no treinamento e desenvolvimento das pessoas que fazem parte de suas equipes. Mas de que forma a empresa consegue identificar demandas e promover melhorias no que diz respeito à gestão das pessoas? O Posthaus está conseguindo!
É o que vamos apresentar neste case. Falaremos sobre as ações realizadas ao longo de 2018 com o objetivo de identificar as principais necessidades de treinamento da empresa. Também falaremos sobre a forma como a empresa está atuando no sentido de desenvolver ainda mais suas pessoas.
A empresa[1]
O Posthaus sempre teve seu negócio orientado à moda e, principalmente, em aproximar a moda das pessoas. O que começou por meio da tradicional venda por catálogos se tornou em um grande portal de moda com mais de 15.000 itens de marcas nacionais e internacionais. Lançado em 2007, este portal tem como objetivo propiciar ao cliente uma prazerosa experiência de compra.
O Posthaus faz parte do grupo Loghaus, que está no mercado há mais de 30 anos vendendo artigos de moda à distância. Também faz parte do Grupo Otto que é líder no E-commerce têxtil da Europa.
O negócio do Posthaus é a moda! Mas todos os investimentos em seu portal tornam possível afirmar que o Posthaus é uma grande empresa de tecnologia porque está na vanguarda do E-commerce por conta da qualidade dos produtos e do atendimento, da agilidade na entrega e do seu portfólio de mais de 15.000 itens de moda em vários segmentos.
A problemática
Antes da virada do século, Peter Drucker já advertia as pessoas de que os maiores desafios que as organizações iriam enfrentar no século XXI estariam diretamente relacionados à gestão de pessoas e às lideranças: comunicação, gestão de conflitos, delegação e feedback eram alguns dos pontos que o célebre autor enumerava como desafios importantes para as empresas[2].
Essa profecia se fez realidade em quase todas as empresas. Com o Posthaus não foi diferente. Apesar de ser uma empresa de vanguarda, solidamente estabelecida no mercado, o Posthaus viu esses desafios baterem à sua porta e se instalando na organização. E com o tempo, é sabido que problemas podem proliferar se nenhuma ação for tomada no sentido de resolver esses pontos de melhoria.
Só que o Posthaus nunca se manteve inerte à situação. Sempre realizou diversas práticas de treinamento e desenvolvimento humano no sentido de neutralizar os pontos de melhoria ligados à gestão das pessoas e à liderança. Mas uma questão sempre pairava no ar: estamos sendo efetivos nos nossos treinamentos? As pessoas estão se desenvolvendo? Os treinamentos que realizamos estão atendendo às demandas das pessoas?
“A impressão que dava é que a gente treinava, treinava, mas era difícil perceber efeitos práticos com o que a gente vinha fazendo.”
(Maria Alice Contesini Andrade – Psicóloga e Analista de Gestão Humana do Posthaus)
Além de enumerar os desafios que iriam se fazer presentes nas organizações do século XXI, Peter Drucker também lembrou que esses desafios cairiam no colo das lideranças e que os líderes seriam os principais agentes de mudança e crescimento das pessoas e das empresas. Em outras palavras, o líder é um dos grandes responsáveis pelo resultado da empresa porque é ele quem deve formar, treinar e conduzir as equipes. E, principalmente, preservar a harmonia e as boas relações no trabalho.
E assim como acontece na maioria das organizações, o Posthaus percebia a necessidade de dar atenção maior ao desenvolvimento das lideranças da empresa.
As ações
Qual é o principal objetivo de toda e qualquer ação ligada ao treinamento e desenvolvimento humano? A resposta invariavelmente é: que essas ações deem resultado! Essa é a meta do Posthaus. Mas o que deve ser feito para que os treinamentos sejam mais eficazes? A resposta é simples, mas poderosa: perguntar!
Devemos perguntar para as pessoas sobre a percepção delas a respeito de várias questões importantes para a empresa, tais como a cultura organizacional, o estilo de liderança, as relações interpessoais, os recursos materiais, etc. Foi isso que o Posthaus fez, por meio da Pesquisa de Clima Organizacional.
O Posthaus tem feito Pesquisas de Clima Organizacional desde 2012 e nesse período as pesquisas têm trazido informações importantes a respeito de vários pontos. Mas foi a pesquisa realizada em maio de 2018 que deixou mais claro quais ações a empresa deveria aplicar em termos de desenvolvimento humano e organizacional.
A Pesquisa de Clima Organizacional de 2018 – realizada com o apoio da Ponte ao Futuro – trouxe informações muito ricas a respeito do que deveria ser priorizado pela área de gestão de pessoas. Ficou claro que as pessoas desejam realização profissional, bem como participar cada vez mais ativamente da empresa. E assim, ficou claro que o líder deveria ter a sua forma de atuar adaptada para conseguir harmonizar as expectativas das pessoas com os resultados desejados pela empresa e com o relacionamento interpessoal nas equipes.
“O profissional de hoje gosta de interagir e expor suas ideias. É preciso saber o que cada colaborador tem a contribuir e ampliar o uso dessas habilidades individuais para o crescimento da equipe. Agindo assim, teremos uma equipe feliz, estimulada, e com excelentes resultados.”
(Regina Maria Klehr – Supervisora de Call Center do Posthaus)
Resultados
As mudanças, é claro, aconteceram. A Pesquisa de Clima Organizacional trouxe o benefício de dar um “norte” muito mais claro para onde os esforços de treinamento e desenvolvimento humano deveriam apontar. É inegável que a partir dos resultados de uma pesquisa de clima se torne mais fácil identificar os trabalhos que devem ser feitos, selecionar os profissionais que poderão realizá-los e fazer uma programação de investimentos nesta área.
“Depois da pesquisa de clima, conseguimos mapear melhor os treinamentos necessários para as lideranças e até mesmo para as equipes. Desenvolvemos para o próximo ano uma agenda de treinamentos para promovermos o desenvolvimento profissional de cada colaborador. Assim iremos trazer cada um deles para mais perto dos objetivos da empresa, com boa produtividade e motivação.”
(Maria Alice Contesini Andrade – Psicóloga e Analista de Gestão Humana do Posthaus)
Mas eu gosto de dizer que um dos grandes benefícios da pesquisa é o de tirar as pessoas da sua zona de conforto. Esse benefício foi claramente percebido no Posthaus, principalmente nas lideranças, pois constataram que as pessoas desejam estar numa empresa cujo propósito seja claro e que seja sentido por elas. E o líder é a principal interface desta mudança. O líder é o agente que vai fazer com que os resultados da Pesquisa de Clima Organizacional sejam percebidos na prática.
Atualmente, a empresa tem realizado ações pontuais em algumas equipes, pois fica evidente que as demandas não podem ser generalizadas, ou seja, cada equipe tem uma história e tem pontos fortes e pontos a desenvolver. Graças à Pesquisa de Clima Organizacional se conseguiu ter um diagnóstico mais preciso de cada área, tornando possível que essas ações pontuais fossem implantadas.
“Para que um líder se torne importante para sua equipe, ele deverá mantê-la informada sobre o que estão fazendo bem e o que precisam melhorar em suas atividades e comportamentos. A equipe, antes de tudo, precisa confiar em seu líder.”
(Regina Maria Klehr – Supervisora de Call Center do Posthaus)
Futuro
É claro que a Pesquisa de Clima Organizacional não é um fim em si mesma. O fato de fazer a pesquisa não irá resolver os pontos de melhoria de nenhuma empresa. Mas ela irá criar um ambiente de confiança nas pessoas, pois a realização da Pesquisa de Clima Organizacional funciona como um feedback para as pessoas, ou seja, a empresa está dizendo que valoriza o que elas falam. É o que já dizia Ptahhotep, faraó egípcio da 5ª. Dinastia (cerca de 2.400 a.C.):
“As pessoas valorizam a atenção que você dá ao que elas dizem tanto quanto valorizam o atendimento daquilo que pedem.”
Isso mostra que ouvir as pessoas é um passo de grande importância e é nesse ponto que se encaixa a Pesquisa de Clima Organizacional. Ou melhor, é nesse ponto que se encaixam duas pequenas ações: perguntar e ouvir!
“Não é porque somos líderes que devemos tomar as decisões sozinhos.”
(Regina Maria Klehr – Supervisora de Call Center do Posthaus)
Me parece certo que o Posthaus irá manter o seu crescimento e sucesso. Mas me parece mais certo ainda afirmar que a empresa está preparada para pavimentar este crescimento pautada naquilo que seus principais clientes – os clientes internos – percebem da empresa.
Também me parece certo que uma próxima Pesquisa de Clima Organizacional irá mostrar evoluções em alguns itens, bem como outros pontos de melhoria. Isso é perfeitamente normal. Mas o melhor de tudo é saber que cada pesquisa irá estimular a aproximação dos líderes de seus liderados.
[1] Disponível em https://www.posthaus.com.br/institucional/index.jsp
[2] Peter Drucker falou sobre este assunto no livro “Desafios Gerenciais para o Século XXI”, publicado em 2001 pela editora Pioneira Thomson Learning.