Eu fiz essa pergunta repetidas vezes para mim nos últimos dias. Como comemorar o dia das Mães, se estamos vivendo em isolamento social e estamos preocupados com a nossa saúde e a crise? Por algum tempo, eu pensei que não seria correto celebrar o dia das Mães, afinal de contas, muitos dirão que neste momento há coisas mais importantes com o que se preocupar – o Coronavírus, o isolamento social e situação econômica do país.

Eu até concordo com quem pensa assim porque cada um sabe qual é a sua maior dor neste momento. Mas, eu também me apego aquele mantra que a gente encontra diariamente nas redes sociais: vai passar! Sim, vai passar! E eu torço para que, quando tudo passar e as coisas “voltarem ao normal”, a gente não se arrependa de não ter comemorado as datas especiais que ocorreram durante a quarentena, como é o caso do dia das Mães.

A palavra comemorar vem do latim e tem um sentido bem claro em nossa língua: memorar juntos! Ou seja, trazer à tona determinadas memórias e relembrar os fatos que compartilhamos com as pessoas que amamos. Porém, o mais importante é memorar juntos! Incluir na comemoração a lembrança das pessoas que queremos bem. Comemorar é agradecer! Quando lembramos das fases boas e das fases difíceis que passamos, lembramos também das pessoas que estiveram ao nosso lado. Portanto, quando comemoramos uma data especial estamos também celebrando as pessoas que estão ou estiveram ao nosso lado.

É por isso que eu digo que faz muito sentido comemorar o dia das Mães. Eu sei que muitos não conseguirão dar presentes ou estar presentes com a sua família no dia das Mães. O presente ou a presença física são importantes, ainda assim, o mais importante é saber que a distância não apaga o amor e as boas lembranças que podemos ter por quem nos gerou e criou.

O que eu desejo é que este domingo seja um dia de boas lembranças, carinho, amor e gratidão para todas as mães. As mães que não estão mais conosco podemos sempre encontrar em uma oração, pensamentos e lembranças. As mães que estão distantes podem sempre ser encontradas por meio de uma ligação ou uma mensagem. As mães que estão do nosso lado podem receber nossos abraços e todo o nosso carinho. Sempre haverá uma forma de homenagearmos e agradecermos as nossas mães pelo
que elas representam.

Que assim seja o seu dia das Mães!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.