Transcrição do episódio "42 – Mahatma Gandhi e a Paz"
Você sabia que o nosso podcast semanal sobre pessoas, carreira e liderança tem agora uma versão premium? É o Coachitório Online Gold. Nessa versão premium, o assinante terá acesso a postagens de blog, webinars, ebooks e episódios de podcast feitos exclusivamente para você. Além disso, você receberá semanalmente uma newsletter, na qual irei comentar sobre temas importantes e atuais sobre pessoas, carreira e liderança.
Para assinar o Coachitório Online Gold, basta clicar no link do post.
—
Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.
—
O Coachitório Online de hoje tem a honra de falar sobre uma pessoa de alma elevada! Não que os demais personagens que já passaram por esse podcast não sejam, mas a pessoa de quem vamos falar hoje tem essa questão da alma elevada até no seu nome.
Quer saber quem é? O nome dele é Mohandas Gandhi. Isso mesmo, Mahatma Gandhi, um dos maiores pacifistas que a humanidade já conheceu.
—
Na realidade, a “alma elevada” que eu falei há pouco não está no nome de Gandhi, mas sim no apelido pelo qual ele se tornou conhecido: Mahatma. Diz a história que em 1914, quando já era um conhecido ativista e pacifista, Gandhi visitou a África do Sul e impressionou o povo sul-africano com as suas mensagens de revolução por meio da não-violência e de tolerância para com aqueles que oprimiam o povo. As pessoas passaram a chama-lo de Mahatma, que quer dizer, justamente, “de alma elevada”.
A mensagem de Gandhi trazia algo diferente do ressentimento e do ódio que é natural que as pessoas sintam quando são oprimidas ou escravizadas. Gandhi pensava e agia de forma diferente. Ele pregava a paz e o amor. Não no estilo hippie dos anos 1960, mas sim a harmonia, o respeito e a intenção positiva em tudo o que fazia.
—
Embora seja considerado um dos maiores pacifistas da história, Gandhi nunca recebeu o prêmio Nobel da paz. Ele foi indicado a receber o prêmio por cinco vezes, mas nunca conseguiu. Aliás, naquele episódio do podcast em que falamos sobre Chico Xavier e o merecimento, você vai lembrar que o nosso querido médium também foi indicado a receber o prêmio, mas não recebeu.
Bom, o prêmio, não importa. O importante é o reconhecimento, e ele existe. Mais importante ainda, é saber que existem grandes lições de paz que Mahatma Gandhi deixou para nós. É sobre elas que o Coachitório Online vai falar hoje.
—
A primeira frase de Gandhi que eu quero citar é: Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia.
Congruência e equilíbrio. É isso que conquistamos quando nossos pensamentos, discursos e atitudes estão alinhados. Conseguir esse alinhamento é difícil e eu confesso que muitas vezes preciso me perguntar se estou tendo sucesso nesse alinhamento entre o que eu penso, o que eu falo e o que eu faço. Aliás, esse podcast é um ótimo exercício para eu me policiar nesse sentido.
Se o alinhamento de uma pessoa consigo mesma é difícil, imagine entre mais pessoas! Imagine em uma empresa, em uma equipe. É por isso que existe o alinhamento estratégico.
Alinhamento Estratégico é o nome de uma metodologia que pode ser aplicada com as lideranças das empresas. Essa metodologia tem inspiração num livro chamado “A Quinta Disciplina”, lançado nos anos 1990 pelo americano Peter Senge. É um conceito da Administração que se baseia no princípio de que é necessário que exista um alinhamento entre as pessoas e também das pessoas para com os propósitos da organização.
Isso faz com que o trabalho funcione melhor, porque há sinergia e trabalho coordenado em equipe em prol de um objetivo comum.
Essa metodologia tem adquirido bastante consistência no processo de desenvolvimento humano e organizacional das empresas. Ao conseguirmos esse alinhamento entre as pessoas de uma equipe, certamente encontraremos mais harmonia, a comunicação será melhor e, claro, melhores também serão os resultados. Haverá paz! O que pensamos, dizemos e realizamos estará em harmonia.
—
Outra frase simples, mas poderosa, é: Onde há amor, há vida.
Os cientistas diriam que onde há água, há vida. Também é verdade! Água é símbolo de purificação, de resiliência, de conforto. Até falamos um pouco desse assunto no episódio anterior, nas lições de Bruce Lee sobre ação.
Não conseguimos viver sem água. E não conseguimos viver sem amor.
Seria possível dizer, então, que amor é sinônimo de vida? Eu acredito que sim!
Bom, primeiro é importante explicar sobre que tipo de amor estamos falando. Eu me refiro ao amor ágape, que tem a ver com respeito, com empatia, com o não julgamento e com a vontade de ser uma influência positiva na vida das pessoas.
Tem até uma coisa interessante, que eu observo em muitas empresas nas quais eu trabalho. Quando a gente vai para aquela fase de diagnóstico, para saber quais pontos de melhoria devemos trabalhar, muita gente se surpreende ao descobrir que o que falta na sua empresa e na sua carreira é amor.
Onde há amor, há vida. Se a sua carreira ou a sua empresa não tem amor… Bom, desnecessário dizer o que pode acontecer… Aliás, lá na primeira temporada do Coachitório Online tem um episódio no qual a gente fala sobre o verbo amar e a importância do amor nas nossas vidas. Dê uma conferida lá! Tenho certeza de que vai fazer muito sentido para você.
—
Gandhi também deu outra lição de como podemos aprender pelo amor. Veja essa frase: De uma forma suave, você pode sacudir o mundo.
Recentemente eu participei de um evento, no qual eu tive a oportunidade de palestrar sobre propósito e o sentido das coisas. A plateia era composta por pessoas que se dedicam a trabalhos voluntários, em diversas organizações da cidade onde eu moro.
Quando eu comecei a falar sobre o propósito do voluntariado, percebi que algumas pessoas ficaram incomodadas. Parecia que eu havia tocado num ponto frágil, na zona de conforto de algumas pessoas. Esse desconforto surgiu bem quando eu citei essa frase de Gandhi, pois eu vejo o voluntariado como uma forma sutil de sacudir o mundo por meio do serviço, amor ao próximo e do desapego.
Terminada a palestra, uma das pessoas que estava na plateia veio até mim e falou que havia percebido que o grupo de voluntariado que ela liderava precisava dessa “sutil sacudida” da frase de Gandhi.
Ela comentou que seu grupo de trabalho estava passando por uma crise e que certas mudanças que foram propostas e que eram necessárias, não estavam sendo aceitas.
Eu prefiro não dar palpites sobre o trabalho dos outros, especialmente quando se fala do voluntariado. Mas esse caso me chamou a atenção porque ficava claro que aquele grupo precisava de uma sacudida. Com sutileza e amor. Com jeito, com respeito. Só assim é que conseguiremos superar as resistências para sermos a mudança que queremos ver no mundo, que o próprio Gandhi nos ensinou.
—
E aí, galera do Coachitório Online!
Gandhi nasceu no dia 2 de outubro e atualmente, na Índia, essa data é um feriado nacional, em homenagem a ele. No restante do mundo, essa data é considerada como o Dia Mundial da Não-Violência.
Gandhi é uma pessoa tão importante para a história que outra pessoa importante e famosa, que viveu na mesma época, disse o seguinte: “as gerações por vir terão dificuldade em acreditar que um homem como este realmente existiu e caminhou sobre a Terra.” Sabe quem disse isso? Albert Einstein!
Esse é o tipo de história que me inspira e o meu objetivo é compartilhar essas lições com você! O Coachitório Online está na 2ª. temporada e eu te convido a curtir todos os nossos episódios pela sua plataforma favorita. Para quem está chegando agora, fica também o convite para conhecer a nossa 1ª. temporada. Convide seus amigos, compartilhe com as pessoas e venha junto com a gente.
Se quiser falar comigo, você também me encontra nas redes sociais. No Instagram eu sou o fabiano.goldacker e você me encontra também no Linkedin e no Facebook. Você também pode escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br e eu vou ficar muito feliz em receber e responder a sua mensagem, seus feedbacks e sugestões.
Lembro que agora temos uma versão premium do nosso podcast semanal sobre pessoas, carreira e liderança, o Coachitório Online Gold. Tem muito conteúdo legal e exclusivo para os assinantes e eu te convido a clicar no link desse post acompanhar a gente nessa jornada.
Encontro você no próximo episódio! Um abraço!