• 2ª Temporada
  • Grandes Lições em Pequenas Frases

  • A segunda temporada foi bem diferente. Eu sempre fui um frasista – uma pessoa que gosta daquelas frases clássicas, de grandes pensadores, que nos ensinam muitas coisas em poucas palavras. E foi justamente essa a inspiração para a segunda temporada: quais são as grandes lições que estão contidas nas pequenas frases que foram faladas ao longo dos séculos por pessoas muito importantes para a História da humanidade? Cada episódio traz um grande ensinamento para a sua vida.

  • Ouça todos os episódios desta temporada!

39 – Machado de Assis e o Legado

Machado de Assis foi considerado muito inovador para a sua época. Sua produção era de vanguarda e isso faz com que sua obra literária seja estudada até hoje e também faz com que ele seja considerado, por muitos, um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de nomes com William Shakespeare e Luis de Camões. Machado de Assis estudou pouco e nunca foi à universidade, mas isso não o impediu de lançar várias obras-primas que são um verdadeiro legado para a humanidade.

Se você preferir, pode assinar este podcast e ouvir em sua plataforma preferida:

Outros episódios que você pode gostar

Transcrição do episódio "39 – Machado de Assis e o Legado"

Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.

Eu gosto muito de livros. Eu acho que escrever é um desafio, para o qual a gente deve se preparar por meio do estudo e, claro, da leitura. Não é à toa que já falamos de vários escritores aqui no Coachitório Online. Carlos Drummond de Andrade, Saint Exupéry, Cora Coralina e Napoleon Hill são algumas das personalidades que deixaram para nós um legado gigantesco de grandes obras e grandes lições. Ah, isso sem falar em Chico Xavier, que é o escritor brasileiro que mais vendeu livros na história.

Eu fiz toda essa introdução para apresentar o personagem do Coachitório Online de hoje: Machado de Assis.

Considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos, Machado de Assis produziu obras em praticamente todos os gêneros literários. Foi poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, jornalista e crítico literário. O mais interessante é que Machado de Assis nasceu em uma família pobre. Estudou muito pouco e nunca foi à universidade. Isso não o impediu de lançar várias obras-primas, como Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas. Algumas de suas obras foram, inclusive, adaptadas para a TV e o cinema.

Sua influência foi enorme. Ou melhor, tem sido enorme até hoje. Entre os escritores que afirmam terem sido influenciados por Machado de Assis, estão Olavo Bilac, Lima Barreto e Carlos Drummond de Andrade, de quem eu falei agora há pouco.

Machado de Assis foi considerado muito inovador para a sua época. Sua produção era de vanguarda e isso faz com que sua obra literária seja estudada até hoje e também faz com que ele seja considerado, por muitos, um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de nomes com William Shakespeare e Luis de Camões.

Tem um ditado que diz que “o homem passa, mas a obra fica”. A obra de Machado de Assis ficou, mesmo já tendo passado mais de cem anos de seu falecimento. Estamos falando de legado e é por isso que o Coachitório Online vai falar de Machado de Assis e as suas lições sobre legado.

—-

A primeira frase que eu quero destacar é: Os adjetivos passam e os substantivos ficam.

Para entender um pouco melhor essa frase, vamos voltar para uma breve lição de gramática. Substantivos são as palavras que nomeiam os seres em geral. São as palavras que dão nomes a coisas concretas, perceptíveis. Pessoa, árvore, rio, podcast, são exemplos de substantivos.

Já o adjetivo é a palavra que dá uma qualificação para os seres, para os substantivos. Repare bem, o adjetivo se encarrega de qualificar as coisas.

Muito bem, mas o que será que Machado de Assis quis dizer com essa frase tão enigmática? Se lembrarmos de que estamos falando de legado, faz sentido para você pensar que o nosso querido escritor estava nos avisando de que as qualidades passam? Adjetivos como bonito, caro, barato, feio, bom ou ruim não são eternos. Faz sentido olhar para a frase de Machado de Assis para descobrir que o que fica são os substantivos, as obras, o que há de concreto?

E aí vem outra pergunta: será que, nos dias de hoje, estamos mais preocupados com a nossa imagem – com os nossos adjetivos – ou com as nossas obras, com o que fazemos de concreto? Ou seja, a nossa vida está sendo guiada por aparências ou pelo legado que podemos e devemos deixar?

Uma dica: basta revisitar os episódios anteriores do Coachitório Online para descobrir que todas as personalidades de quem falamos estão no nosso podcast porque deixaram legados importantes para a humanidade. Deixaram substantivos, e não adjetivos.

—-

Outra frase muito legal de Machado de Assis é: Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa apagar o caso escrito.

Você já ouviu falar naquele princípio da Física de que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar, ao mesmo tempo? Foi Isaac Newton que descreveu essa lei.

Acho importante citar essa lei da Física como um exemplo, uma metáfora. É porque muita gente fica amarrada ao passado. Fica remoendo emoções ou trazendo à tona memórias que pouco contribuem com a vida presente. Machado de Assis dizia que esquecer é uma necessidade justamente porque novas histórias, novas memórias e as coisas boas que queremos precisam encontrar espaço na nossa vida. Ora, se a gente não consegue se desvincular do que passou, não consegue virar as páginas e não consegue deixar as coisas ruins do passado irem embora. Vai faltar espaço para as coisas boas e novas que tanto desejamos e tanto queremos receber.

Quanto mais a gente se amarra ao passado, mais confusa fica a nossa vida presente, pois eu acredito que a vida foi feita para que a gente honre e respeite o passado, mas para que a gente viva o presente e tenha objetivos para o futuro. Isso também é legado.

—-

Outra frase interessante de Machado de Assis é: A mentira é muitas vezes tão involuntária como a respiração.

Eu confesso que adorei essa frase. Para algumas pessoas, mentir é um ato tão natural quanto respirar. As mentiras que essas pessoas contam talvez sejam pequenas, inofensivas em sua maioria. Mas não vamos nos enganar: quem começa mentindo sobre as pequenas coisas, logo, logo, estará mentindo sobre assuntos mais importantes e maiores.

O mercado de trabalho nos dias de hoje está complicado. E não me refiro somente à questão do desemprego, mas sim às questões éticas que são fundamentais para o sucesso de qualquer carreira e de qualquer empresa. Infelizmente, o número de pessoas perdendo seus empregos por causa de questões éticas e comportamentais tem aumentado bastante.

Inclusive, em uma das newsletters do Coachitório Online Gold nós falamos sobre esse assunto. OK, aqui estou eu fazendo propaganda da versão premium do nosso podcast…

Mas voltando ao tema, a ética é uma grande lição. Um grande legado que podemos deixar para as pessoas. Quanto mais a nossa conduta estiver baseada em bons exemplos, boas atitudes e honestidade, melhor a nossa vida será e melhores serão as referências e lembranças que as pessoas terão de nós. É importante lembrar sempre: um bom nome, uma boa indicação ou referência são mais de meio caminho andado para o crescimento profissional.

—-

E aí, galera do Coachitório Online. Grandes ensinamentos do Machado de Assis, não é mesmo? Eu confesso que dentre todas as pessoas com quem já aprendemos nesse podcast, sem dúvida Machado de Assis é quem tem a maior quantidade de frases emblemáticas e marcantes.

Aliás, deixa eu compartilhar uma curiosidade com vocês. Minha história com Machado de Assis começou muito cedo. Desde que eu era criança. É que o nome da escola em que eu estudei no ensino fundamental é Machado de Assis. É uma escola do ensino público municipal aqui da cidade de Blumenau.

Obviamente, isso fez com que eu me interessasse pela história e obra da pessoa que dá nome à escola em que eu estudava. Ah, e a escola está lá, firme e forte!

Esse é o Coachitório Online, o nosso podcast semanal sobre pessoas, carreira e liderança.

Obrigado a você que tem nos acompanhado e obrigado a você que está chegando agora!

Acompanhe o Coachitório Online pela sua plataforma favorita e convide seus amigos a estarem juntos com a gente nessa jornada.

E também te convido a deixar a sua mensagem. Compartilhe com a gente as suas sugestões e as suas opiniões. No Instagram eu sou o fabiano.goldacker e você me encontra também no Linkedin e no Facebook. Você também pode escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br

Encontro você no próximo episódio! Um abraço!