Transcrição do episódio "195 – Dalai Lama e o Feedback"
Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.
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Vamos falar de:
FEEDBACK
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A falta de transparência resulta em desconfiança e um profundo sentimento de insegurança.
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De cada dez empresas que eu visito, dez afirmam enfrentar algum tipo de problema de comunicação. Seja por conta da falta de clareza, pela inexistência de métodos adequados, pela falta de preparo das pessoas para se comunicarem, enfim, os sintomas da falta de comunicação são diversos e as causas para este problema também são muito variadas. E é justamente por causa disso que a comunicação é um tema que se faz presente em todo e qualquer treinamento, consultoria, processo de Coaching ou Alinhamento Estratégico que eu realizo nas empresas. Nesses trabalhos, o que mais me chama a atenção é que desconhecemos que a comunicação é um processo que tem alguns elementos básicos, sem os quais a comunicação não funciona.
Um dos pontos essenciais do processo de comunicação é o feedback. No sentido original do termo, ou melhor, no sentido em que essa palavra é aplicada no processo de comunicação, feedback diz respeito a todo e qualquer retorno, toda e qualquer resposta que recebemos durante o processo de comunicação. Essa resposta pode ser escrita, falada ou manifestada pela linguagem corporal por meio de um gesto ou de um olhar. Pode também ser por meio de uma atitude ou comportamento diferente feitos pela pessoa que recebeu a mensagem.
Por exemplo: se você fez uma pergunta para alguém, a resposta é o feedback. Se você fez um pedido de comida pelo aplicativo, receber a refeição da forma que você pediu é um feedback de que a mensagem foi entendida. Receber o pedido errado significa que a mensagem não foi bem compreendida. Em ambos os casos, é o feedback que mostra se atuamos de forma eficiente no papel de emissor da mensagem. Isso serve, principalmente, para a nossa vida profissional. Vou dar outro exemplo: se você ensinou algo a alguém, o fato de a pessoa estar fazendo corretamente significa que você ensinou corretamente. Caso contrário, é sinal de que a pessoa não aprendeu porque não entendeu ou porque não foi ensinada adequadamente.
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O silêncio também pode ser um feedback. Só que a ausência de resposta, o silêncio, faz com que a gente fique se perguntando se a pessoa recebeu a mensagem, se a entendeu, se concordou ou não com o que foi comunicado. Mas embora o silêncio seja uma forma de feedback, eu acho que na maioria das vezes a falta de resposta é prejudicial porque faz com que o processo de comunicação não se complete e não seja completamente transparente. E a falta de transparência é que faz com que surjam aqueles problemas de comunicação que eu comentei lá no comecinho do episódio.
Isso quer dizer que o feedback é muito importante para todo e qualquer relacionamento. É nesse ponto que eu quero resgatar a frase que dá título a esse episódio. Foi Dalai Lama, o líder da religião budista tibetana, quem disse que a falta de transparência resulta em desconfiança e um profundo sentimento de insegurança. E se olharmos atentamente para a frase dita pelo Dalai Lama podemos até imaginar que ele estava falando justamente para o que acontece nas empresas. Veja só: ele disse que a falta de transparência, ou seja, a falta da clareza do feedback na comunicação, resulta em desconfiança e em insegurança. Em outras palavras, a falta de um feedback faz com que o emissor não tenha segurança em afirmar se a sua mensagem foi recebida e entendida.
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É exatamente por conta disso que o feedback é essencial para o processo de comunicação. A clareza na comunicação e no retorno das mensagens que enviamos faz com que muitos conflitos sejam evitados e muitos desentendimentos sejam resolvidos. No meio organizacional, a comunicação clara ajuda a diminuir a lentidão e os erros e aumenta a eficiência de todo e qualquer processo. E, para variar, ao falarmos sobre comunicação e empresa, é inevitável falar de liderança.
O feedback é uma das habilidades da liderança e talvez seja esse também um dos motivos pelos quais o feedback é tão temido, mal-feito, evitado ou ineficiente dentro das organizações. Parece que chegamos a um ponto em que os líderes têm medo de serem transparentes com sua equipe porque temem retaliações ou até a perda de colaboradores. Há também aqueles líderes que têm dificuldade de dar feedbacks claros por conta do seu perfil comportamental, que em muitos casos faz com que o líder opte por não dar feedbacks por medo de criar eventuais conflitos.
Há também aqueles líderes que não desempenham bem o feedback porque desconhecem ou não dão importância para algo muito importante do processo de comunicação: ficar quieto, prestar atenção e saber ouvir. O que tem de gente que adora uma conversa em que tudo que se ouve é o som de sua própria voz! O que tem de gente que tem resposta para tudo (ou melhor, acha que tem!) e por conta disso pensa que não precisa esperar o outro terminar de falar e acaba completando a frase daquele com quem está falando. Tem muita gente assim. Mal-educada assim!
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Isso me lembra de um episódio que publicamos lá no comecinho da história do Coachitório Online. No episódio #23, lançado lá em meados de 2019, eu comentei sobre lições que encontramos em algumas frases do célebre escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade. Em uma de suas frases, ele disse que “dialogar é dizer o que pensamos e suportar o que os outros pensam”. Esse pensamento cai como uma luva porque pensamos que o processo de comunicação consiste somente em falar. E falar bastante. Só que um processo de comunicação eficiente somente ocorre quando a pessoa com quem você está falando ouve e assimila o que foi falado. Da mesma forma, nós temos que ouvir e assimilar o que nos é dito.
Esse processo é um desafio porque é muito mais fácil falar do que ouvir. É mais fácil nos considerarmos donos da verdade quando tratamos de um assunto que conhecemos, até alguém nos contrariar ou expor um ponto de vista diferente do nosso. Nossa tendência é protegermos o nosso território, erguendo barreiras, deixando de ouvir e contradizendo a outra pessoa quando não concordamos com o que foi dito para nós. Assim, a gente acaba criando ruídos na comunicação e perdendo várias oportunidades de conhecermos melhor as pessoas. Perdemos a oportunidade de expandir nosso ponto de vista e de aprender algo novo.
Essa resistência acontece quando o feedback que recebemos da comunicação é negativo, ou seja, quando a pessoa diz que não concorda com o que você falou, que não concorda com comportamentos e atitudes. É preciso ter muita maturidade para ouvir um feedback negativo, agradecer e continuar atento ao que a pessoa está nos falando para que possamos aprender e melhorar com aquilo que é dito. Esse é o objetivo principal do feedback dentro das empresas, pois quando falamos para o colaborador sobre os seus pontos de melhoria, estamos querendo que ele verdadeiramente se desenvolva e cresça pessoal e profissionalmente. É com esse objetivo que devemos dar os feedbacks no trabalho.
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Mas, se é assim, por que o feedback tem essa fama de ser um processo difícil? Para responder, ou melhor, tentar responder a essa questão, fiz essa pergunta diretamente aos líderes e obtive uma resposta que já imaginava: o feedback é difícil porque as pessoas estão cada vez mais resistentes a ouvir sobre seus pontos de melhoria. Ao invés de ouvirem, agradecerem e tentarem aprender e melhorar com o feedback, muitas pessoas contra-atacam, discutem e não concordam com o que lhes é passado. Posso dizer que é o fim da picada…
Só que pode piorar. A resistência em receber o feedback acaba exercendo um efeito inverso, ou seja, pode desencadear uma piora no comportamento e no desempenho. E aí, desnecessário dizer que isso acaba dando mal e faz com que o término de um relacionamento profissional se aproxime. Além disso, a não aceitação de um feedback limita o raio de ação de um líder, pois ele acaba se vendo de mãos atadas e sem saber se pode cobrar tal pessoa, se pode contar com ela ou até mesmo pode fazer com que o líder não saiba para quem poderá dar oportunidades futuras de crescimento dentro da empresa.
Só que apesar de tudo isso, o feedback é algo simples. Você receberá o feedback ainda que não queira. No caso daquela pessoa que evita ou não concorda com o feedback, a perda do emprego, o fim do relacionamento ou a perda daquela oportunidade serão os feedbacks que a natureza vai dar para ela, pois o ambiente fala conosco o tempo todo.
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Fala, galera do Coachitório Online.
Eu confesso que tive muitas dificuldades com feedbacks ao longo da minha vida profissional. Dar feedback sempre foi mais difícil do que receber e por isso que eu acabei desenvolvendo um processo de dar feedbacks que funciona muito bem. O nome desse processo é feedback participativo e eu vou deixar o link para um ebook no qual eu explico o passo-a-passo deste processo.
Mas eu quero ouvir você. Que feedbacks que você recebeu foram marcantes em sua vida pessoal ou profissional? Ficarei feliz em receber o seu comentário. E aproveito para lembrar que você pode participar ativamente dessa temporada. Diga que frase ou personalidade você quer ver aqui no Coachitório Online. Deixe a sua mensagem e também as suas sugestões e opiniões nas nossas redes sociais. Se preferir, pode escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br
Também quero te convidar a conhecer a Jornada! É um processo que nós desenvolvemos para promover o seu crescimento pessoal e profissional por meio da metodologia e das ferramentas do Coaching. Tudo isso online! E o melhor de tudo: todo esse processo será conduzido pelo melhor Coach que você já conheceu: você! Conheça a Jornada e seja Coach de si mesmo! Para ter mais informações sobre a Jornada, é só clicar no link deste post.
Encontro você no próximo episódio! Um abraço!