• 1ª Temporada
  • 19 Verbos que Devem Fazer Parte do seu Vocabulário

  • A inspiração para esta temporada veio de um eBook que lançamos em 2018, no qual pensamos em atitudes que fazem a diferença no dia a dia das pessoas. Apesar de ser um material de dois anos atrás, acredito que os episódios estão mais atuais do que nunca, pois vão nos ajudar a enfrentar com bastante coragem os desafios com os quais estamos lidando por conta de tudo o que tem acontecido no mundo.

  • Ouça todos os episódios desta temporada!

14 – Orar

Orar é o mesmo que rezar? Sim! Mas também significa refletir, meditar e agradecer. A oração – essa conversa que precisamos ter diariamente com o nosso íntimo – ajuda significativamente a começarmos bem o dia e a agradecemos pelas coisas que realizamos e aprendemos.

Se você preferir, pode assinar este podcast e ouvir em sua plataforma preferida:

Outros episódios que você pode gostar

Transcrição do episódio "14 – Orar"

Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.

A oração de um justo é poderosa e eficaz. Essa é uma passagem bíblica, do livro de Tiago, que mostra os efeitos da oração para a nossa saúde e para as nossas vidas. Orar é o verbo de hoje no Coachitório Online.

Quando a gente fala em oração, é natural que o primeiro pensamento que vem à mente é o da oração em termos de religião. Todas as religiões têm as suas orações e os seus rituais para orar, mas, apesar de haver diferenças entre as formas de orar entre as religiões, há um fator muito simples que conectam todas as orações: a fé!

Somente ora quem tem fé! As pessoas oram na esperança de alcançar alguma graça. E vejam bem que eu salientei a palavra esperança porque é justamente disso que se trata a fé: a esperança de que sua graça, seus pedidos sejam atendidos. Mas também há pessoas que encontram na oração uma forma de agradecer. Há pessoas que oram somente para expressar gratidão por terem seus pedidos atendidos ou, simplesmente, porque a gratidão as deixa mais leves e melhores. Isso faz muito sentido!

Então vejam o seguinte: oração, fé, esperança e gratidão andam de mãos dadas. Além disso, eu acredito que a oração é uma expressão – individual ou coletiva – que tem como objetivo gerar uma força, uma energia positiva, direcionada para as pessoas ou objetivos que desejamos alcançar. Com isso, eu quero dizer que embora para a maioria das pessoas a oração seja associada somente à religião que elas praticam, eu acredito que a oração seja muito mais e é algo que pode estar presente de forma mais constante no nosso dia-a-dia.

Aliás, eu tenho certeza de que a oração já está muito presente na vida de muita gente. Só que fizemos isso de forma inconsciente. Ou seja, oramos bastante, mas às vezes não nos damos conta disso. Deixa eu explicar: se a oração é uma forma de expressar gratidão, eu penso que cada vez que mostramos um gesto de agradecimento ou falamos palavras de gratidão, também estamos orando. Não importa para quem estamos direcionando essa gratidão – se é para um Ser Superior, para nossos pais ou para um estranho que nos ajudou – o importante é a gente manifestar essa gratidão por meio de palavras e gestos.

Outra forma de perceber o quanto a oração é presente na nossa vida é por conta da fé, da esperança que temos para que tudo dê certo. Aliás, vale dizer que o brasileiro é um povo reconhecido por sua fé e esperança. Fé e esperança são as bases da oração, mas ainda assim é importante que a gente dê uma forcinha e também tenha as atitudes necessárias para que aquilo que a gente espera aconteça, porque tem gente que deposita tudo na esperança, e essa esperança pode virar negligência.

Por falar nisso, há outra passagem bíblica que mostra a importância de orar e agir. Diz o texto:

Peça, e será dado.
Busque, e encontrarás.
Bata, e a porta será aberta.

Essa passagem, do livro de Mateus, mostra claramente o quão é importante pedir, mas também ir em busca daquilo que se deseja. Ter esperança não significa que devemos somente esperar.

E no final das contas, é natural que você faça algumas perguntas importantes sobre a oração. Digo isso porque nos meus trabalhos de Coaching, quando eu falo sobre a importância da oração, as pessoas perguntam:

– qual é melhor forma de orar?
– qual é o melhor horário para orar?
– qual é o melhor local para orar?

Não há uma resposta certa. Cada um encontrará uma forma que vai lhe fazer mais sentido. Mas eu dou algumas dicas:

E se substituirmos a palavra oração por reflexão ou pensamentos positivos? Embora as palavras sejam diferentes, tenho certeza de que você encontrará a sua. Talvez seja apenas uma conversa, uma confissão para si mesmo. Talvez seja uma forma de pensar em voz alta. O que mais importa é dedicar um tempo para esse momento de reflexão.

Outra dica é começar o dia com uma reflexão, com um agradecimento. Assim como um exercício físico traz boa disposição para continuarmos o dia, começar o dia com pensamentos positivos ajuda na nossa concentração e a fazer com que as coisas aconteçam da forma como têm que ser.

Por fim, acredito que cada pessoa encontra o seu lugar ideal para fazer um momento de reflexão. Pode ser dentro de um templo, mas pode ser também no seu escritório, no seu posto de trabalho, ou até mesmo quando estamos parados no trânsito. Basta apenas fechar os olhos por alguns segundos, desconectar-se do mundo exterior e fazer as reflexões que mais fazem sentido.

Se você gostou, não deixe de assinar esse podcast. Ele está lá no site da Ponte ao Futuro, no iTunes e no Spotify.

Lembro que você pode acompanhar esse tema no ebook dos 19 verbos, que está lá no site da Ponte ao Futuro.

Qualquer dúvida, fale comigo. Escreva para fabiano@ponteaofuturo.com.br