• 5ª Temporada
  • A Temporada que Vai Virar Livro!

  • Em 2016, eu lancei o meu primeiro livro, os 50 textos, que, como o próprio nome diz, é uma coletânea de textos sobre desenvolvimento humano, liderança e gestão. As pessoas começaram a me perguntar quando eu iria lançar a nova versão dos 50 textos. Pois bem, nada como unir o útil ao agradável, não é mesmo? Em outras palavras, os episódios da 5ª. temporada servirão como base para os 50 textos do meu próximo livro sobre desenvolvimento humano, liderança e gestão.

  • Ouça todos os episódios desta temporada!

144 – Seja uma influência positiva

Quando eu falo sobre despertar o melhor de cada ser humano e ser uma influência positiva para as pessoas, muitos me perguntam como eu fiz para encontrar o meu propósito. Aliás, na realidade, eu sinto que foi o propósito que me encontrou. Mas, antes que você pense que essa afirmação é muito metafísica ou esotérica, devo dizer que eu digo que o propósito encontra a gente por um motivo muito simples: propósito de vida não é algo que a gente procura. É algo que simplesmente surge diante dos nossos olhos e, tudo o que temos a fazer é enxergar, aceitar e viver o que nos foi apresentado!

Se você preferir, pode assinar este podcast e ouvir em sua plataforma preferida:

Outros episódios que você pode gostar

Transcrição do episódio "144 – Seja uma influência positiva"

Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.

SEJA UMA INFLUÊNCIA POSITIVA

Despertar o melhor de cada ser humano e ser uma influência positiva para as pessoas. Quem me conhece já deve ter me ouvido falar essa frase. E não é para menos, pois eu costumo repeti-la diariamente. Mais do que uma frase, é uma declaração, uma espécie de mantra que literalmente mudou a minha vida quando me foi revelada. E não estou sendo metafórico ao dizer que esta frase mudou a minha vida, porque foi bem isso que aconteceu.

O poder desta frase foi tão transformador que, alguns anos atrás, ela me motivou a planejar a minha transição profissional para que eu deixasse de trabalhar na iniciativa privada e começasse minha carreira de Coach, Mentor e consultor de empresas na área de gestão de pessoas e planejamento. É bem verdade que toda a experiência que eu acumulei ao longo de vários anos de trabalho ajudaram a formar a pessoa que escreve estas linhas e fala com você neste momento.

Mas o Coach Executivo da Ponte ao Futuro somente surgiu porque, em um determinado momento, eu descobri que despertar o melhor de cada ser humano e ser uma influência positiva para as pessoas era mais do que uma simples frase motivacional ou algo relacionado a autoajuda. Eu descobri que essa frase representava (e ainda representa) o meu propósito. Ela representa o bem que eu quero fazer para as pessoas. É em torno desta frase que eu organizo meu jeito de viver e de trabalhar. É uma frase tão poderosa e significativa que acabou se tornando também a missão da Ponte ao Futuro.

Então eu tenho a alegria de dizer que descobri o meu propósito de vida, aquele que para muita gente é indecifrável ou inalcançável. O propósito de vida que é cantado em prosa e verso na internet como se fosse o elixir da vida eterna e que faz com que aquele que não o encontra esteja condenado a uma vida de insatisfação por procurar algo que não irá encontrar. Enfim, não sei se você percebeu o tom irônico com o qual eu falei essas palavras, mas o fato é que tem muita marketização e comercialização em cima do propósito de vida que, para mim, é um  assunto muito sério. Mas é também um assunto muito simples.

Quando eu falo sobre despertar o melhor de cada ser humano e ser uma influência positiva para as pessoas, muitos me perguntam como eu fiz para encontrar o meu propósito. E aí eu tomo a licença de faltar um pouco com a modéstia para afirmar que eu posso falar sobre o assunto porque, de fato, passei por esse processo e encontrei o meu propósito. Aliás, na realidade, eu sinto que foi o propósito que me encontrou. Mas antes que você pense que essa afirmação é muito metafísica ou esotérica, devo dizer que eu digo que o propósito encontra a gente por um motivo muito simples: propósito de vida não é algo que a gente procura. É algo que simplesmente surge diante dos nossos olhos e tudo o que temos a fazer é enxergar, aceitar e viver o que nos foi apresentado.

Mas você lembra que há pouco eu comentei que o propósito é algo simples? Veja novamente a frase que declara o meu propósito: despertar o melhor de cada ser humano e ser uma influência positiva para as pessoas. É uma frase simples e clara, direta e objetiva. O melhor de tudo: ela serve para toda e qualquer pessoa. Isso mesmo! Essa frase pode também ser a sua declaração de propósito. Ela não está patenteada e nada impede que você a utilize para orientar as suas ações.

Digo isso porque nós exercemos influência e impacto nas pessoas e nos grupos de que participamos e podemos escolher influenciá-los de forma positiva ou negativa. Todos nós deixamos uma marca nos outros. Eu acredito muito nisso, no poder da influência positiva. Mas, quando eu digo que acredito, não estou me referindo a uma fé cega em algo intangível. Estou me referindo a ter certeza do efeito prático e observável que a nossa influência exerce nas pessoas. Já influenciei e fui influenciado positivamente diversas vezes ao longo da vida e eu tenho certeza de que o mesmo aconteceu com você. Da mesma forma, também já fui influenciado negativamente ao longo da vida e talvez eu tenha exercido o mesmo efeito em outras pessoas. E, novamente, tenho a certeza de que isso também já aconteceu com você.

O motivo é muito simples: todos estão intimamente relacionados e influenciam uns aos outros de inúmeras maneiras. Em outras palavras, influenciamos e somos influenciados o tempo todo, querendo ou não. A desafio principal é usarmos o nosso livre arbítrio para propagarmos influências positivas por onde passamos e com quem falamos, e uma das formas de conseguirmos gerenciar conscientemente as nossas ações é por meio do autoconhecimento. O autoconhecimento, aliado ao desenvolvimento da intuição, colaboram para que a pessoa se perceba como um ser atuante e que tem condições de poder influenciar e ser influenciado.

Não se trata de mágica, mas sim de se comprometer com o propósito de ser uma influência positiva para as pessoas. O comprometimento com o propósito é algo muito forte, pois quanto maior o esforço envolvido, maior será a capacidade que esse compromisso tem de influenciar as atitudes da pessoa que assume este propósito. Esse comprometimento começa com o que pensamos, pois os pensamentos são a energia da mente e influenciam diretamente a maneira como o cérebro físico controla a fisiologia do corpo, o que, por sua vez, determina a forma como vamos agir e falar com as pessoas. Despertar o melhor de cada ser humano e ser uma influência positiva para as pessoas não é apenas uma frase. É uma forma de pensar, falar e agir que está ao alcance de todos.

Algumas pessoas me perguntam de onde surgiu essa frase. Você já deve ter percebido que, da forma como eu falo, parece que ela veio até a mim em um sonho ou uma espécie de epifania ou nirvana. Ou ainda que ela tenha vindo de uma voz do além que sussurrou essas palavras no meu ouvido. Bom, eu não descarto nenhuma destas hipóteses, mas o fato é que essa frase não veio de uma só vez. A descoberta do propósito foi uma construção, algo que foi sendo montado ao longo de um tempo como se fosse um quebra-cabeça. As peças já estavam diante de mim e, com o tempo, fez sentido observar que todas aquelas partes formavam uma imagem, ou melhor, uma frase, um propósito de vida.

Não sonhei com a frase e ela não surgiu repentinamente. Talvez o meu mérito tenha sido o de estar aberto para receber todas aquelas informações para transformar tudo aquilo em algo que fazia sentido para mim. Esse tipo de informação a que me refiro é aquela que está no ambiente, que fala com a gente o tempo todo. Aliás, fica o convite para você ouvir novamente o episódio #141 do Coachitório Online, pois lá nós falamos exatamente sobre isso. As informações que podem mudar as nossas vidas viajam em todas as direções, influenciando as pessoas e sendo influenciadas por elas, alterando o mundo para sempre.

No meu caso, eu percebi o quanto eu precisava mudar as minhas atitudes diante de determinadas situações, pois eu observava que muitas atitudes de pessoas que estavam à minha volta eram incongruentes com os meus valores, com o que eu defendia e acreditava. Levou um tempo para eu descobrir que tudo aquilo não fazia sentido e que eu precisava assumir uma atitude de mudança. Esse processo de descoberta e mudança está ao alcance de todos, disponível diariamente em nossas vidas, pois ao assumir uma atitude de mudança, a pessoa se vê diante de um conjunto de valores que tendem a influenciá-la a mudar.

Eu também gosto muito da palavra influência porque ela está ligada diretamente à liderança e a uma das minhas definições preferidas do que é ser líder. Acredito que liderança é a habilidade de influenciar pessoas para que trabalhem com entusiasmo por objetivos identificados como voltados para o bem comum. Se você analisar bem esta frase, verá que é uma forma diferente de declarar que a influência positiva tem como objetivo fazer o bem para as pessoas.

Eu gosto muito desta definição de liderança porque ela forma a base do meu trabalho de Coaching, Mentoria e consultoria. Nas empresas eu costumo dizer que a influência positiva é algo que deve ser semeado, pois quando as pessoas estão devidamente capacitadas e sensibilizadas para isso, passam a gerar ainda mais qualidade nos produtos e serviços que fazem porque foram influenciadas por suas competências comportamentais. Aliás, eu costumo dizer também que não precisa ser Coach, mentor ou líder para despertar o melhor de cada ser humano e ser uma influência positiva para as pessoas. Basta ser humano. A sua profissão, a sua idade ou escolaridade não impedem que, desde já, você seja uma influência positiva para as pessoas e o ambiente ao seu redor.

Fala galera do Coachitório Online!

Fazia tempo que eu queria falar sobre esse tema e hoje, momentos antes de dedicar um tempo para escrever essas linhas, tive a felicidade de conversar com uma pessoa de quem eu gosto muito, que me disse que eu sou uma influência positiva para a sua vida. Ouvir esse tipo de declaração faz com que eu tenha a certeza de que tudo vale e sempre valerá a pena no que diz respeito a fazer o bem para as pessoas. Ainda mais aquelas que estão ao nosso redor e que amamos.

Então eu quero te fazer uma pergunta: de que forma você pode despertar o melhor de cada ser humano e ser uma influência positiva para as pessoas? Eu quero ouvir você! Deixe a sua mensagem, sugestões e opiniões nas nossas redes sociais. Se preferir, pode escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br 

Tenho outro pedido: sabe aquele episódio que te marcou, aquele que você mais gostou? Pois é, compartilhe este episódio com os seus amigos nas suas redes sociais. E lembre-se também de apertar o botão para seguir o nosso podcast, pois assim a gente aumenta o número de pessoas que acompanha o Coachitório Online.

Obrigado a você que sempre acompanha os episódios semanais do nosso podcast sobre pessoas, carreira e liderança. Para você que está chegando agora, seja bem-vindo. Eu te convido conhecer todas as temporadas do nosso podcast e também quero te convidar a conhecer a Jornada! É um processo que nós desenvolvemos para promover o seu crescimento pessoal e profissional por meio da metodologia e das ferramentas do Coaching. Tudo isso online! E o melhor de tudo: todo esse processo será conduzido pelo melhor Coach que você já conheceu: você! Conheça a Jornada e seja Coach de si mesmo! Você encontra mais informações sobre a Jornada no link que está aqui nesse post.

Encontro você no próximo episódio! Um abraço!