Transcrição do episódio "47 – Frases que não poderiam ficar de fora"
Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.
—
Meus queridos ouvintes do Coachitório Online! O episódio de hoje será um pouco diferente, por um motivo bem especial: esse é o último episódio dessa temporada.
—
Ao longo dos últimos seis meses vocês acompanharam a nossa jornada pelas grandes lições contidas em pequenas frases, faladas por pessoas fantásticas que passaram por aqui e deixaram grandes legados para nós.
Quando tivemos a ideia de fazer um podcast semanal sobre pessoas, carreira e liderança, a gente sabia que iria começar falando sobre os verbos que fazem a diferença em nossas vidas. Esse tema foi inspirado num eBook que a gente lançou no final de 2018 e está disponível lá no site da Ponte ao Futuro.
Só que chegou um momento em que foi preciso pensar sobre a segunda temporada. Qual seria o tema? Qual seria a pegada que a gente daria para a segunda temporada? A gente só sabia que precisaria ser um pouco diferente.
E foi! Ou melhor, tem sido!
—
Fazer diferente. Pois é, esse foi o espírito que eu quis trazer para esse último episódio da temporada. Mas eu devo dizer que foi o episódio mais difícil de todos.
Fiquei pensando no que escrever, em qual seria o tema. Será que eu faço um episódio do tipo “melhores momentos”? Será que eu faço um episódio no qual eu vou mais fundo nas frases que foram mais marcantes? Será que eu faço uma espécie de flashback no episódio que foi mais ouvido? Enfim, o que fazer depois de tantos episódios legais que fizemos nessa segunda temporada?
Bom, a resposta foi fácil de encontrar. Aliás, você já ouviu falar naquela expressão de que a resposta está dentro de você? É bem coisa de Coach mesmo, né? Mas é verdade. No meu caso, a resposta estava no próprio podcast.
—
Você, que tem nos acompanhado desde o início, deve ter percebido que cada um dos vinte e seis episódios dessa temporada tem coisas em comum: um tema, uma personalidade e algumas frases comentadas.
O que você talvez não sabe é que, para cada episódio, para cada tema, eu lia e pesquisava vários autores e várias frases. E, infelizmente, algumas frases poderosas acabaram ficando de fora dos episódios do nosso podcast.
E foi justamente nesse momento que eu descobri a resposta! Por que não fazer o episódio de despedida dessa temporada com algumas frases que ficaram de fora dos outros episódios?
Então foi justamente isso que eu fiz, e o episódio de hoje traz algumas frases que não poderiam ficar de fora dessa temporada, porque também são grandes lições contidas em pequenas frases.
Várias outras mereceriam estar aqui, mas eu escolhi algumas que fazem muito sentido para mim e eu espero que façam para você também!
—
Gosto muito dessa frase: O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer.
Essa frase é de Abraham Lincoln, considerado um dos maiores presidentes que os Estados Unidos já tiveram. É uma lição sobre persistência, sobre acreditar nos seus objetivos e, principalmente, sobre acreditar em si mesmo e em suas capacidades.
Eu confesso que nunca havia parado para pensar atentamente no assunto até o dia em que eu me deparei com essa frase. Comecei a pensar sobre o assunto e acabei olhando para a minha própria vida. Aliás, essa atitude por si só já é um grande desafio, porque a gente fica tentado a olhar para o sucesso ou o fracasso dos outros. O sucesso para invejar e o fracasso para julgar. Mas não olhamos para nós mesmos.
Pois bem, acabei olhando para alguns episódios da minha vida. Como se fosse um podcast mesmo. Fui lá na playlist e revisitei alguns episódios marcantes e acabei descobrindo que essa frase de Abraham Lincoln é muito verdadeira. Alguns episódios de sucesso em minha vida podem ser explicados de várias formas. Mas é certo que a persistência e a continuidade são motivos importantes. Esse podcast é um exemplo. Minha carreira de Coach e consultor é outro exemplo. Meu sonho de ser escritor é outro. E por aí vai.
Também olhei para os episódios de infortúnio. A promoção que eu tanto esperava, mas que não chegou. Certamente eu não soube esperar mais tempo por ela. As pessoas com quem trabalhei, que não ficaram na equipe, porque talvez eu tenha desistido de trazê-las para junto dos demais. Aquele plano de negócio que eu tinha, que era muito legal, mas para o qual eu não dediquei o tempo e a energia que precisava. Desnecessário dizer que não deu certo.
Mas ficam as lições. E, o mais importante: agora estou consciente do poder dessa frase. O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer. Trocando em miúdos, de agora em diante a escolha de seguir em frente ou desistir é minha. Da mesma forma, agora você também está consciente disso e poderá tomar decisões importantes entre continuar ou desistir. Entre ter sucesso ou fracasso.
—
A frase a seguir é uma grande lição porque é uma verdade universal: Escapamos da morte quantas vezes for preciso. Mas da vida, nunca nos livraremos.
Eu acredito que essa frase seja uma verdade universal porque ela se aplica a todos. Ela cai como uma luva para todo mundo. Primeiramente porque a pessoa que falou essa frase tem toda a autoridade para isso: Chico Xavier.
O querido médium brasileiro nos ensinou que na nossa vida há muito mais do que aquilo que a gente consegue ver com os nossos olhos. Não estou me referindo somente aos anjos ou aos espíritos, mas sim aos desafios e às mensagens subliminares que diariamente batem na porta da nossa vida.
Conheço pessoas que são presenteadas com várias oportunidades e desafios ao longo das suas vidas. Esses desafios têm a ver com trabalho, relacionamentos e tudo mais. E muitas delas fogem dessas oportunidades. Elas preferem dizer não porque o desafio que bate à sua porta vai lhe dar trabalho. Então elas fogem.
Acontece que na vida a gente consegue correr, mas não dá para se esconder. A vida, o Universo, tem a sua sabedoria e certamente as coisas serão reorganizadas ou arranjadas para que, num determinado momento, você se depare com aquela oportunidade ou desafio novamente. Talvez não seja exatamente igual, mas, se você olhar de perto, verá que se trata da mesma coisa.
Fica uma dica: se algo aparece repetitivamente em sua vida, seja na sua vida social, profissional ou familiar, recomendo que você olhe atentamente para descobrir qual é a lição que a vida quer trazer para você nessa situação.
—
Tem uma frase muito legal sobre planejamento: Nada é difícil se você dividir o trabalho em pequenas tarefas.
Essa frase foi falada por Henry Ford. Na realidade, essa frase não foi só falada, mas também vivida por Henry Ford. Vou ainda mais longe. Não se trata apenas de uma frase, mas realmente uma grande lição contida em poucas palavras.
Explico: essa é a essência da Administração moderna. O seu trabalho, o meu trabalho e o trabalho da quase totalidade das pessoas e empresas no mundo segue a mensagem dessa frase, ou seja, a divisão do trabalho em tarefas menores, pois tarefas menores são menos complexas e mais rápidas de serem feitas. E se conseguimos fazer essa tarefa de forma mais rápida, ganharemos em produtividade.
Ganharemos também em qualidade, pois de tanto repetirmos aquela atividade a gente acaba se especializando nela. Praticamente conseguimos fazer o trabalho “de olhos fechados”. Essa é, precisamente, a grande crítica a esse modelo de trabalho, pois essa forma de trabalhar está fortemente amparada na rotina e na repetição. O problema é que vivemos num mundo mais plural e dinâmico e as pessoas estão cada vez menos dispostas a tarefas pouco desafiadoras e repetitivas.
Mas essa forma de trabalhar ainda está presente e impera nas empresas.
Então, vou confessar uma coisa para vocês: há muito tempo a Administração, enquanto ciência, vem procurando uma forma de organizar o trabalho nas empresas que seja uma alternativa a esse modelo. Que seja algo novo. Mas teria que ser revolucionário, pois terá que preservar os ganhos de qualidade e produtividade que a lição de Henry Ford trouxe. E teria que ser dinâmico e atrativo para as pessoas. Teria também que ser replicável para vários tipos de atividade.
Difícil, né? Mas não custa tentar!
—
Agora eu quero trazer uma frase sobre criatividade: O valor de uma ideia reside no uso dela.
Essa frase é do “feiticeiro” Thomas Edison. Claro, ele não era feiticeiro, mas se você ouvir o episódio #37 em que falamos sobre as lições de Thomas Edison sobre genialidade vai descobrir porque eu o chamo de “feiticeiro”.
Bom, essa frase não tem a ver com feitiçaria. Tem a ver com algo bem lógico. Bem prático. Thomas Edison foi um grande inventor, um verdadeiro gênio. Todas as suas invenções começaram no campo das ideias. Mas somente se tornaram realidade porque ele transpirou, errou, persistiu e conseguiu inventar centenas de produtos diferentes.
Você já parou para pensar em quantas ideias a gente tem ao longo da vida? É claro que a maioria delas talvez seja pura “viagem”. Algumas são inviáveis e outras nem devem sair do papel mesmo, para o nosso próprio bem. Mas todos nós temos sonhos e objetivos que ficam rondando a nossa mente. É como se fosse uma pequena voz que fica cochichando com a gente o tempo todo, nos lembrando daquilo que pensamos, mas não realizamos.
Thomas Edison não é reconhecido pelas ideias que teve, mas sim pelas brilhantes inovações que ele realizou por ter transformado as suas ideias em realidade. Então, fica a dica: no futuro, as pessoas não vão se lembrar das ideias que você teve, mas sim das coisas que você realizou com elas.
—
E aí, galera do Coachitório Online!
Um dos projetos mais legais que eu realizei ultimamente é o Coachitório Online. Não há dúvidas de que esse singelo podcast sobre pessoas, carreira e liderança é, para mim, muito mais do que um podcast. É um exercício constante de planejamento, execução e melhoria. É uma das formas de eu aplicar aquilo que eu estudei na faculdade e, principalmente, aquilo que eu sempre falo para meus clientes nos processos de Coaching e consultoria.
E a ideia de fazer uma temporada com episódios que falassem sobre grandes lições contidas em pequenas frases surgiu rapidamente. Ou melhor, a ideia já existia há muito tempo. Mas não era para um podcast… E eu vou dizer agora para você o que era!
—
O tema dessa temporada, essa ideia, era para um livro. Isso mesmo, um livro. Uma ideia que eu tive há algum tempo e estava lá, adormecida, esperando para se tornar realidade. Eu havia coletado e estudado centenas de frases, de dezenas de pessoas diferentes. Tudo estava lá, catalogado, esperando para virar um livro.
Acabou virando a segunda temporada do Coachitório Online.
Mas a boa notícia é que esse livro vai sair. Essa segunda temporada do Coachitório Online me motivou ainda mais a dar continuidade a esse projeto, a transformar todas essas grandes lições em um livro.
Enfim, todas essas frases e histórias me inspiram e o meu objetivo foi compartilhar com você as lições que eu aprendi com cada uma dessas frases. Terminamos agora a segunda temporada, mas eu te convido a curtir novamente todos os episódios dessa e também da primeira temporada. Todos estão disponíveis em sua plataforma favorita.
Mas fique tranquilo! Não acabamos por aqui!
O ano de 2020 vem aí e, com o ano novo, temporada nova! Vou dar um pequeno spoiler para você: vamos falar sobre temas importantes para vidas e carreiras importantes. Já deixo aqui o meu convite, para que a gente se encontre novamente na terceira temporada.
Se quiser falar comigo, você também me encontra nas redes sociais. No Instagram eu sou o fabiano.goldacker e você me encontra também no Linkedin e no Facebook. Você também pode escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br e eu vou ficar muito feliz em receber e responder a sua mensagem, seus feedbacks e sugestões.
Lembro que agora temos uma versão premium do nosso podcast semanal sobre pessoas, carreira e liderança, o Coachitório Online Gold. Tem muito conteúdo legal e exclusivo para os assinantes e eu te convido a clicar no link desse post acompanhar a gente nessa jornada.
Desejo a você um excelente Natal e um belíssimo ano novo! Deixou meus votos de muita saúde e sucesso para você! Gratidão pela sua companhia! Um abraço!