Há alguns dias, eu estava ouvindo um podcast que tratou de um tema que achei muito legal e que trouxe lembranças da minha juventude. O episódio falava da importância de ter uma mente sã em um corpo são.
Essa frase lembra a minha juventude porque, naquela época, eu estudava em um colégio que tinha um ginásio e eu me lembro muito bem de ver a frase “mente sã em corpo são” escrita em grandes letras azuis sobre a parede branca.
Eu sempre achei a frase marcante, tanto é que eu me lembro dela depois de tantos anos. Mas, eu nunca me dediquei a pesquisar a origem desta mensagem. Até o dia em que eu ouvi o podcast, que eu comentei antes.
No episódio, eu aprendi que essa frase está no décimo volume de uma obra chamada “Sátira”, escrita pelo poeta romano Juvenal. A parte mais interessante é que essa frase é parte de uma longa mensagem, que o poeta escreveu como resposta a uma questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida. A mensagem escrita pelo poeta Juvenal diz:
“Deve-se pedir em oração que a mente seja sã em um corpo são. Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte, que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza, que suporte qualquer tipo de labores, desconheça a ira, nada cobice e creia mais nos labores selvagens de Hércules do que nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental. Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio; Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.”
Poetas são pessoas sábias, que têm a capacidade de nos ensinar, fazer sonhar, refletir e viajar com grande maestria. Tudo isso em poucas e bem colocadas palavras. Foi essa a sensação que eu tive quando li o poema de Juvenal, que devemos pedir em oração que a nossa mente seja sã em um corpo são.
Apesar de ter sido escrita há cerca de dois mil anos, essa mensagem é mais atual do que nunca. Você já deve ter percebido que a quantidade de pessoas que estão adoecendo psicologicamente é cada vez maior. Que a quantidade de pessoas que não cuidam da alimentação e do corpo é igualmente muito grande.
Em suma, vivemos em uma sociedade com muita gente que está doente da mente, com reflexos no corpo.
E tem muita empresa atenta a isso! Há muitas iniciativas dedicadas à saúde do corpo e da mente das pessoas no ambiente de trabalho. Há muitas empresas preocupadas com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e, várias são as ferramentas e metodologias que podem ser usadas em prol da saúde do corpo e da mente.
Mas é preciso mais! Não das empresas, e sim das pessoas!
É preciso que cada um saia do ciclo vicioso que adoece corpo e mente e que prejudica vida pessoal e profissional. É preciso dar atenção à forma como alimentamos corpo, mente e espírito. E isso envolve mudar hábitos, conhecer mais a si próprio e ter a coragem de reconhecer que também podemos e merecemos ter uma mente sã em um corpo são.