Quando chega essa época do ano é comum estarmos envolvidos em algumas festas de encerramento, seja da empresa, do clube, do grupo de amigos ou da patota do futebol.

Praticamente todas as mensagens natalinas e de final de ano e todas as festas de encerramento usam a mesma palavra: confraternização! São muitas as festas de confraternização de final de ano e é muito bom quando conseguimos ir em todas!

Confraternização é uma palavra bonita. É sonora!

Porém, embora a gente a utilize bastante no final do ano, poucos conhecem o seu verdadeiro significado. Inicialmente, vamos olhar para a palavra confraternizar de forma separada:

Con + Fraternizar

Sendo que “con” remete a uma coletividade (com alguém) e “fraternizar” lembra o aspecto fraterno (irmãos). Assim, segundo o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, confraternizar nada mais é do que:

  • Conviver com irmãos” ou;
  • Tratar como irmãos”, ou ainda;
  • Reunir-se em ambiente de convívio com irmãos”.

Notem a força deste significado e o quão profundo é o sentido da palavra confraternizar! Mas, alguns questionamentos são interessantes para refletirmos:

  • Será que neste final de ano, as festas que frequentamos podem, realmente, serem chamadas de confraternizações?
  • Será que nessas festas nós encontraremos um clima de verdadeira confraternização?

Ou talvez as perguntas sejam outras:

  • Será que ao longo do ano, contribuímos positivamente para o ambiente da empresa, para que a festa de final de ano possa ser chamada de confraternização?
  • Faz sentido chamar a festa de encerramento da empresa de confraternização se, ao longo do ano, tudo o que vimos na empresa foi um relacionamento interpessoal difícil e desgastante?
  • Será que na festa de final de ano vamos conseguir, como num passe de mágica, apagar as mágoas e ressentimentos que tivemos ao longo de um ano inteiro de relacionamentos difíceis?

O objetivo destas perguntas não é o de provocar o cancelamento da festa de final de ano. Muito pelo contrário! O objetivo é gerar uma reflexão para que possamos efetivamente construir ambientes de trabalho positivos e produtivos, para que ao final de um período possamos fazer uma verdadeira confraternização.

OK, talvez nesse momento você diga: “- É muito tarde para isso, pois a festa de final de ano já está marcada e o clima na empresa ao longo do ano foi um caos! Tudo o que a gente vai ter é um encerramento!” Então eu responderia o seguinte: nunca é tarde! Se você precisa reatar ou consertar alguma relação, se precisa pedir perdão (ou perdoar) algo que aconteceu ou voltar a falar com alguém que lhe virou a cara por algum motivo, faça! 

Essa é a melhor época do ano para isso

Dizem, inclusive, que essa é a magia de Natal

O mais importante é ter em mente o seguinte: um novo ano está chegando! E podemos projetar um clima de confraternização para o ano que vai começar, desde o primeiro dia. Depende de nós! 

Desejo que suas festas sejam verdadeiras confraternizações! Não só as de final de ano, mas todas elas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *