Concorrência é algo que faz parte de todos os mercados, certo? Todas as empresas acabam sofrendo com a concorrência, correto? Nem sempre… Essa é a mensagem principal do best-seller, A Estratégia do Oceano Azul.
O livro foi lançado em 2005, por dois professores do INSEAD, uma das maiores escolas de negócio da Europa. Para você ter uma ideia, o MBA em Gestão de Negócios do INSEAD obteve a primeira colocação mundial no ranking de cursos de MBA, da Financial Times. Com base nessa informação, já dá para ter uma ideia da capacidade e genialidade dos autores desse livro.
A estratégia do oceano azul é uma grande metáfora, que ensina que a melhor forma de superar a concorrência é criar ou buscar mercados inexplorados, que os autores chamam de “oceano azul”. Nesse oceano azul não haverá concorrência e você poderá nadar livremente (ao menos por um tempo).
O livro cita alguns cases de sucesso, como o Cirque du Soleil e a Starbucks. Também analisa outros casos de sucesso e dá a “receita” para que as empresas encontrem o seu oceano azul. Um exemplo interessante, é a história que conta como a montadora Chrysler superou uma grande crise nos anos 1980, inventando e investindo no conceito das minivans.
A Estratégia do Oceano Azul está centrada em oito fatores, que são apresentados no livro como pontos-chave para sair das batalhas sangrentas com a concorrência:
- Criar estratégia com base em fatos e dados concretos;
- Unir diferenciação e preço baixo;
- “Criar” um espaço inexplorado no mercado;
- Fornecer ferramentas para identificar as oportunidades;
- Identificar o passo-a-passo a ser seguido;
- Maximizar oportunidades e minimizar riscos;
- Fazer com que a estratégia venha antes da execução;
- Criar uma estratégia cujo resultado beneficie a todos.
Muitas pessoas imaginam que a criação do oceano azul tem que passar, necessariamente, por algo ligado a tecnologia. Muito pelo contrário: o livro deixa claro que o oceano azul existe em todos os lugares, em todos os nichos de mercado. O conceito do oceano azul é válido para todo e qualquer ambiente em que haja concorrência, principalmente onde a concorrência é predatória.
Na minha opinião, o livro também pode servir como um guia de sobrevivência empresarial, pois em tempos de crise econômica e concorrência predatória, encontrar o seu oceano azul pode ser a forma de fazer com que a empresa prospere de forma sustentável.
FICHA CATALOGRÁFICA:
CHAN, Kim; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. São Paulo: Sextante, 2018.