Parece que tem sido cada vez mais difícil encontrar pessoas comprometidas. No meio organizacional, a falta de comprometimento é uma das queixas mais constantes dos líderes.
Esse tema é recorrente, porque comprometimento significa “prometer com”, tem a ver com honrar os compromissos que a gente assumiu.
Eu penso que o comprometimento, por si só, não é um problema para as empresas. Até porque, se olharmos para o sentido da palavra, seria correto dizer que todas as pessoas (ou pelo menos a maioria) é comprometida.
O problema é com o que a pessoa está comprometida.
É por causa disso que o comprometimento se torna um desafio para as empresas, pois muitas vezes o colaborador está comprometido somente consigo mesmo, com as coisas que deseja para si.
Percebam que há comprometimento, só que o comprometimento não é para com a empresa. Isso não significa que o seu rendimento e o seu comportamento deixarão a desejar e que será um mal funcionário.
Quer dizer que o colaborador comprometido consigo mesmo dedicará o melhor de seus esforços somente enquanto a empresa em que atua for o lugar ideal para conquistar seus objetivos. Se ele identificar que há outro lugar que seja mais adequado para seus objetivos, ele certamente mudará de trabalho.
À primeira vista, pode parecer uma afirmação um pouco cruel.
Pode fazer com que o colaborador pareça egoísta e que não deseja o bem da empresa. Mas não é bem assim, muito embora alguns possam até se comportar dessa forma. Esse colaborador comprometido consigo mesmo representa, de fato, o maior desafio para as lideranças. Então é preciso que esse colaborador seja comprometido consigo mesmo e com a empresa. É preciso que ele seja engajado.
Engajamento seria o próximo nível do comprometimento. É quando a pessoa cumpre seu trabalho com afinco, dedicação e vontade. Uma pessoa engajada é aquela que faz parte. Faz parte da equipe, faz parte da empresa, faz parte dos resultados. Poderíamos até dizer também que é aquela que vê seu trabalho como um empreendimento próprio, pois entende a importância do seu papel para o sucesso da organização.
Mas a pergunta que permanece é:
Como transformar um colaborador comprometido consigo mesmo numa pessoa engajada?
Acredito que a resposta começa com identificar e deixar claros os pontos de congruência entre os objetivos da pessoa e da empresa. É preciso que o ambiente organizacional seja bom, que os relacionamentos sejam positivos e que a pessoa deseje permanecer na empresa, porque entende que aquele é o melhor lugar para realizar seus objetivos.
Para variar, esta é uma missão para a empresa e seus líderes, que ficará mais fácil na medida em que a própria empresa e seus líderes sejam comprometidos e engajados. Sem esse exemplo, ficará difícil conseguir o mesmo comportamento de outras pessoas.