Transcrição do episódio "44 – Galileu Galilei e a Sabedoria"
Você sabia que o nosso podcast semanal sobre pessoas, carreira e liderança tem agora uma versão premium? É o Coachitório Online Gold. Nessa versão premium, o assinante terá acesso a postagens de blog, webinars, ebooks e episódios de podcast feitos exclusivamente para você. Além disso, você receberá semanalmente uma newsletter, na qual irei comentar sobre temas importantes e atuais sobre pessoas, carreira e liderança.
Para assinar o Coachitório Online Gold, basta clicar no link do post.
—
Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.
—
O renascimento foi um movimento fundamental para a história da humanidade. Esse movimento, que aconteceu entre os séculos 14 e 16, foi caracterizado pela revalorização do ser humano e pela redução da influência das Religiões sobre a cultura e a Sociedade. Ao mesmo tempo, houve uma crescente valorização da ciência, das artes e da natureza.
A ciência e as artes foram as molas propulsoras do renascimento. A ciência começou a dar as caras. Descobertas feitas no campo da Física e da Astronomia começaram a levar as pessoas a questionar certas “verdades absolutas” que imperavam há séculos.
Esse movimento foi liderado por personalidades muito importantes, pessoas que entraram para a história por conta de suas descobertas e dos paradigmas que elas ajudaram a quebrar.
—
Uma dessas pessoas foi Galileu Galilei. Talvez seja o mais lembrado e o mais mencionado até hoje. Claro que as suas descobertas no campo da Matemática, Física e Astronomia fazem jus a essa lembrança. Mas, certamente, outro fator faz com que ele seja até hoje considerado um dos mais importantes cientistas da História.
Galileu foi perseguido pela Inquisição Católica, que o condenou a desmentir as suas opiniões e teorias. Galileu também foi condenado a passar o resto de seus dias em prisão domiciliar, o que não o impediu de continuar trabalhando e pesquisando.
Somente em 1979 que o Papa João Paulo II lamentou publicamente os sofrimentos de Galileu causados pela Igreja e defendeu que a fé e a ciência não podem se contradizer. E no começo deste século, o Papa emitiu um pedido formal de desculpas por todos os erros cometidos por alguns católicos nos últimos 2.000 anos de história da Igreja Católica.
Galileu Galileu foi condenado por estar revelando suas descobertas ao mundo. Descobertas que somente foram possíveis por causa da sua inteligência e sabedoria. É por isso que o Coachitório Online de hoje vai falar das lições de Galileu Galilei sobre sabedoria.
—
A primeira frase de Galileu Galilei que eu quero falar é: A dúvida é o começo da sabedoria.
Quem nunca teve dúvida de alguma coisa? Aliás, quantas dúvidas surgem na nossa cabeça em um só dia? Mas a pergunta que devemos fazer é: que tipo de dúvida que você mais tem?
Para responder a esta pergunta, vamos recorrer ao dicionário. A palavra dúvida tem dois significados importantes. O primeiro é: “incerteza entre confirmar ou negar um julgamento ou a realidade de um fato.” O outro significado é: “hesitação entre opiniões diversas ou várias possibilidades de ação.”
Agora eu faço outra pergunta: que significado Galileu estava usando quando afirmou que a dúvida é o começo da sabedoria? Será que ele estava se referindo à hesitação, indecisão ou medo? Ou será que ele estava se referindo ao primeiro significado, que tinha a ver com a incerteza sobre um fato?
A vida de Galileu deixa claro que a incerteza sobre os fatos foram os principais motivadores das suas pesquisas e investigações. Aliás, você reparou que os dois significados da palavra dúvida têm efeitos diferentes, opostos? Enquanto um faz com que você avance e queira estudar para fazer novas descobertas e ter certezas, o outro significado faz com que você pare e não siga em frente.
A dúvida que te leva à sabedoria é a que te faz crescer. A dúvida que te deixa hesitante é a que vai fazer com que você fique parado, olhando os outros seguirem em frente. Com dúvidas e tudo mais.
—
Outra frase que eu considero muito legal é essa: Conhecer a si próprio é o maior saber.
Você ficaria surpreso com a quantidade de pessoas que eu encontro, no meu trabalho, que confessam que conhecem muito pouco a respeito de si próprias. Estou falando do autoconhecimento no sentido mais literal da palavra. O autoconhecimento que permite que a gente veja com clareza quais são as nossas limitações, as nossas crenças e nossos pontos de melhoria. Mas é também o autoconhecimento que permite que a gente veja com igual clareza as nossas virtudes, nossos pontos fortes, enfim, as nossas qualidades.
E, pode acreditar, nós temos muito mais qualidades do que pontos de melhoria.
Galileu afirmava que conhecer a si próprio é a maior sabedoria. Essa autoconsciência permite que a gente tome melhores decisões, porque somente temos condições de tomar as melhores decisões quando temos plena consciência da situação e das implicações do que vamos decidir. Conhecer a si mesmo permite que a gente conheça melhor os outros e o ambiente que nos cerca.
—
Tem outra frase de Galileu Galilei que é um grande ensinamento: Todas as verdades são fáceis de perceber depois de terem sido descobertas. O problema é descobri-las.
Quem é que nunca se sentiu mal ou constrangido por não ter enxergado algo que estava bem debaixo do seu nariz? Quem é que nunca deixou passar batido ou não conseguiu entender algo que é óbvio?
Pois é, eu já passei por isso. Aliás, acho que até hoje eu me pego numa situação dessas. É por isso que existe aquela famosa frase: o óbvio precisa ser dito.
Estamos falando de um dos principais problemas de comunicação. E a comunicação, por sua vez, é um dos principais problemas que as organizações têm enfrentado nos dias de hoje. Coisas deixam de ser feitas e conflitos surgem simplesmente porque o óbvio não foi dito.
Precisamos elogiar quando for necessário e merecido, assim como dar um puxão de orelhas quando for igualmente necessário e merecido.
Precisamos eliminar as dúvidas das pessoas. Aliás, às vezes precisamos identificar as dúvidas das pessoas porque muitas vezes elas nem sabem o que não sabem. O nome disso é ignorância – falando aqui na ignorância no sentido literal, o de desconhecer as coisas.
E também tem outro detalhe: aquilo que hoje é óbvio para nós era, até um tempo atrás, algo desconhecido. Foi preciso descobrir essa verdade e eu tenho certeza que essa descoberta deu trabalho…
—
E aí, galera do Coachitório Online!
—
A história de Galileu Galilei é muito interessante, não é mesmo? Acabei de ler a biografia desse cientista e é fantástico conhecer os detalhes da vida de uma pessoa como ele. Assim como é interessante conhecer com detalhes os fatos que o levaram a ser perseguido e condenado por conta de suas descobertas.
Mas também é legal saber que Galileu foi um dos primeiros membros da Pontifícia Academia de Ciências, a primeira academia científica do mundo. Essa academia leva, inclusive, o nome de Galileu e a sua história dá o direcionamento para que nos dias de hoje essa academia promova a pesquisa e examine questões científicas de interesse de todos.
Esse é o tipo de história que me inspira e o meu objetivo é compartilhar essas lições com você! O Coachitório Online está na 2ª. temporada e eu te convido a curtir todos os nossos episódios pela sua plataforma favorita. Convide seus amigos, compartilhe com as pessoas e venha junto com a gente.
Se quiser falar comigo, você também me encontra nas redes sociais. No Instagram eu sou o fabiano.goldacker e você me encontra também no Linkedin e no Facebook. Você também pode escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br e eu vou ficar muito feliz em receber e responder a sua mensagem, seus feedbacks e sugestões.
Lembro que agora temos uma versão premium do nosso podcast semanal sobre pessoas, carreira e liderança, o Coachitório Online Gold. Tem muito conteúdo legal e exclusivo para os assinantes e eu te convido a clicar no link desse post acompanhar a gente nessa jornada.
Encontro você no próximo episódio! Um abraço!