Transcrição do episódio "36 – Coco Chanel e o Comportamento"
Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.
—
Você já ouviu falar no conceito “top-of-mind”? Top-of-mind é uma expressão utilizada para se referir às marcas que são mais lembradas em um determinado setor, ou ainda para destacar as pessoas que são referências em sua área de atuação.
Tem pessoas que são top-of-mind. Mais do que isso, tem pessoas cujos nomes se tornam sinônimo daquilo que fizeram ao longo de sua vida. Seus nomes viraram verdadeiras marcas – marcas, no sentido de marcar a nossa memória. É o que Pelé representa para o futebol, Charles Chaplin para o cinema, Gandhi para o ativismo pela paz e assim por diante.
E tem outra pessoa, um ícone, que marca presença de forma muito merecida nesta lista. O nome dela é Gabrielle Bonheur Chanel. Coco Chanel, para os íntimos…
—
Coco Chanel é um ícone da moda e do estilo. Tanto é que ela é a única estilista a figurar na lista das cem pessoas mais importantes da história do século 20, segundo a revista americana Time. Sua influência na moda é tão grande que vários outros estilistas importantes e consagrados foram confessadamente inspirados por ela. “Coco Chanel” virou símbolo de moda e seu nome pode ser encontrado em roupas, acessórios, perfumes e por aí vai. Tem até um corte de cabelo chamado Chanel em homenagem ao estilo da famosa estilista.
—
Mas é importante lembrar que Coco Chanel não entrou na lista das pessoas mais influentes da história do século XX somente por ser uma importante referência para a moda. Muito mais do que isso: Chanel era reconhecida por ser uma grande influencer (décadas antes dessa palavra estar ligada a blogueiros e youtubers) e também uma mulher que empoderava outras mulheres.
É por isso que o Coachitório Online de hoje vai falar das lições de Coco Chanel sobre comportamento.
—
A primeira frase que eu quero destacar é: Já que tudo está na nossa cabeça, é melhor não perdê-la.
Eu lembro de um treinamento que participei há alguns anos. Num determinado momento, o treinador perguntou a respeito dos sonhos e objetivos dos participantes. O meu objetivo, naquele momento, era escrever o meu primeiro livro. Aquele era meu sonho. Eu fiquei quieto, mas lembro que as pessoas compartilharam diversas coisas. E teve um colega que falou algo que chamou a minha atenção. E a do treinador também.
Esse colega tinha dito que queria escrever o seu primeiro livro. Opa! Não estou sozinho no mundo, foi o que eu pensei. E o treinador ficou muito interessado no que ele falou, tanto é que perguntou para aquele colega qual seria o tema do livro dele e tudo mais. O meu colega respondeu. Aí o treinador perguntou também onde essas ideias estavam escritas. E o aspirante a escritor respondeu: está tudo na minha cabeça!
Daí veio a puxada de orelha…
É verdade que tudo começa em um pensamento, uma ideia. Mas é fundamental tirar as ideias da cabeça e colocá-las no papel, para depois colocar em prática. Quando nossas ideias ficam somente na cabeça, é fácil perdê-las se a gente perder a cabeça. É fácil esquecer. E também é mais fácil empurrar com a barriga, deixar para depois.
Nossa mente é maravilhosa, mas é preciso cuidar bem do que está dentro dela para que bons pensamentos e ideias se tornem boas ações e resultados.
—
Outra frase emblemática da Coco Chanel é: A moda passa, mas o estilo permanece.
Coco Chanel sabia muito bem que determinadas modas são passageiras. É o que hoje em dia chamamos de modismo. São coisas que surgem do nada, grudam como chiclete, mas que somem tão rapidamente quanto apareceram. A moda pode mudar, mas o estilo permanece.
Mas, que estilo é esse? Será que estamos falando somente de roupas e acessórios? Ou será que Coco Chanel estava chamando a atenção para os nossos comportamentos e atitudes?
Eu acho que a segunda opção é a mais provável, até porque moda, comportamento e atitude andam de mãos dadas.
Eu também quero chamar a atenção para outro ponto muito importante dessa frase: o legado. Chanel disse que o estilo permanece! Nada mais verdadeiro, pois, lá no futuro, seremos lembrados pelas nossas obras, nossos exemplos e comportamentos. As pessoas lembrarão do que deixamos para as gerações futuras. Inclusive, no meio organizacional, no que diz respeito à carreira e liderança, usamos a palavra “estilo” para falarmos do perfil do líder e da forma como nos relacionamos com as pessoas.
Lembre-se sempre: seremos lembrados pelo nosso estilo, pela pessoa que fomos, e não necessariamente pelas roupas que usamos.
—
Tem outra frase da Coco Chanel que eu gosto muito: Elegância é quando o interior é tão belo quanto o exterior.
Talvez aqui se encaixe perfeitamente aquela máxima de que o ser deve vir antes do ter. Não só no dicionário, mas principalmente na vida. Eu acredito muito que tudo o que acontece ao nosso redor é um reflexo do que pensamos, do que falamos, das nossas reações e dos sentimentos que guardamos dentro de nós. Eu até acho que essa última parte – a dos sentimentos que guardamos dentro de nós – é a mais importante.
Para explicar isso, eu te convido a olhar a pesquisa do cientista japonês Masaru Emoto. Ele fez experiências com a água, submetendo a água ao pensamento humano e ao estímulo de tipos diferentes de palavras. Palavras de gratidão, amor e elogio, assim com palavras de raiva e ódio. E daí ele observava o comportamento das moléculas da água. A sua pesquisa mostrava que o comportamento das moléculas da água dependia diretamente do estímulo que recebia. Se os estímulos fossem positivos, as moléculas se organizavam harmonicamente. Se os estímulos fossem negativos, a desorganização tomava o controle.
Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com a gente… O fato é que o nosso corpo é composto por 70% de água. Isso quer dizer que se os estímulos externos não forem positivos, o nosso interior não será belo. E o contrário é verdadeiro: se o nosso interior não estiver preenchido por sentimentos positivos, iremos contaminar o exterior e o ambiente ao nosso redor.
—
E aí, galera do Coachitório Online! É legal conhecer um pouco mais do legado da Coco Chanel, não é mesmo? O que muita gente não sabe é da história de vida da Coco Chanel. Ela nasceu pobre. Nasceu e cresceu pobre. Muito pobre.
Ainda criança, com a morte da sua mãe, Chanel e uma irmã foram colocadas pelo próprio pai num orfanato porque ele não tinha como dar conta da criação delas e dos outros dois irmãos. Quando se tornaram adultas, elas deixaram o orfanato e começaram a trilhar suas vidas profissionais. Chanel foi trabalhar num atelier de costura. Era a oportunidade que ela precisava. E o resto da história, a gente já sabe.
Esse é o tipo de história que me inspira e o meu objetivo é compartilhar essas lições com você! O Coachitório Online está na 2ª. temporada e eu te convido a curtir todos os nossos episódios pela sua plataforma favorita. Convide seus amigos, compartilhe com as pessoas e venha junto com a gente.
Se quiser falar comigo, você também me encontra nas redes sociais. No Instagram eu sou o fabiano.goldacker e você me encontra também no Linkedin e no Facebook. Você também pode escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br e eu vou ficar muito feliz em receber e responder a sua mensagem, seus feedbacks e sugestões.
Encontro você no próximo episódio! Um abraço!