• 10ª Temporada
  • Temas Relevantes para Carreiras Importantes 2026

  • É fundamental estarmos atualizados e termos à disposição informação e conhecimento que ajudem a nossa vida pessoal e profissional. Esse ponto foi determinante para elegermos a temática da décima temporada do Coachitório Online. Na nova temporada, iremos trazer conteúdos atualizados sobre pessoas, carreira e liderança. Iremos falar sobre inteligência artificial, conhecimento, liderança, saúde mental e vários outros tópicos importantes, sempre cuidando para que cada episódio provoque algumas reflexões que vão ajudar no desenvolvimento da sua vida pessoal e profissional.

  • Ouça todos os episódios desta temporada!

250 – Um Episódio Especial

Quem nos acompanha há mais tempo já me ouviu falar sobre o surgimento do Coachitório Online, sobre a primeira temporada e os primeiros episódios. Começamos no início de 2019, como uma forma de ter um registro gravado de um e-book chamado “19 verbos para fazer um 2019 melhor”. E assim se passaram 250 episódios, ao longo de sete anos de história; e por isso, que o capítulo de hoje é mais do que especial. É um episódio para comemorar e agradecer a você por estar nos acompanhando nesta jornada!

Se você preferir, pode assinar este podcast e ouvir em sua plataforma preferida:

Outros episódios que você pode gostar

Transcrição do episódio "250 – Um Episódio Especial"

Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.

Um episódio especial

Nós mal começamos direito essa temporada do Coachitório Online e eu já me estou dando o direito de lançar um episódio comemorativo a fim de celebrar uma data muito especial para o nosso podcast. Acontece que este é o episódio #250 do nosso podcast sobre pessoas, carreira e liderança e, sem falsa modéstia, vou confessar que esse marco traz muita alegria e satisfação, além de uma dose moderada de orgulho. 

Quem nos acompanha há mais tempo já me ouviu falar sobre o surgimento do Coachitório Online, a primeira temporada e os primeiros episódios. Já deve ter ouvido falar que o começo foi bem despretensioso, algo do tipo “vamos ver no que vai dar”. Começamos no início de 2019 como uma forma de ter um registro gravado, por assim dizer, dos 19 verbos que formaram um ano de 2019 melhor. Esse havia sido o tema de um ebook, produzido e lançado pela Ponte ao Futuro no começo de 2019 e, atendendo à sugestão do Humberto, que desde o começo acompanha e produz o Coachitório Online, cada um dos verbos foi gravado, produzido e lançado sob a forma de um podcast.

E assim se vão sete anos e 250 episódios.

Um número desses fica ainda mais interessante quando colocamos os 250 episódios do Coachitório Online sob outra perspectiva. Por exemplo, se considerarmos que cada episódio dura, em média, 12 minutos, estamos falando de cerca de 3000 minutos ou aproximadamente 50 horas de podcast. É uma bela maratona! Se somarmos também a quantidade de páginas dos textos de cada episódio, chegaríamos perto de mil páginas que foram escritas, gravadas e produzidas ao longo destes sete anos e dez temporadas.

Talvez, ao escutar isso, o ouvinte do Coachitório Online vai dar aquela suspirada e dizer para si mesmo: é muita coisa! De fato, é muita coisa, mas é algo feito ao longo do tempo, de forma planejada e sem atropelos. O episódio que você ouve, como está ouvindo nesse momento, não é fruto de um simples acaso ou de um impulso, mas sim de assuntos que são pesquisados e desenvolvidos para encaixarem como uma luva dentro do tema central da temporada. Só para relembrar o ouvinte, em 2026 estamos na décima temporada e nesta temporada iremos falar sobre temas relevantes para carreiras importantes. Esse tema é uma releitura do que já foi feito em vezes anteriores e que, felizmente, repercutiu muito bem.

Embora esse bate-papo esteja legal, o que eu quero mesmo – e vou fazer neste episódio – é falar um pouco mais sobre o processo de criação, produção e lançamento de cada episódio. Me interessa falar sobre isso especialmente hoje porque muita gente que eu conheço ouve podcasts de forma assídua. Mas nem todos conhecem alguém que faça um podcast, o que torna comum as pessoas demonstrarem interesse ou curiosidade para saber como funciona. E confesso que é sempre um assunto sobre o qual me alegra falar.

Há pouco eu citei que os episódios não são gravados no impulso, sem preparo da minha parte. A gravação de um episódio é bem mais do que apenas ligar os aparelhos, apertar o botão de gravação e começar a falar para o microfone sobre um assunto que eu escolhi quando acordei naquele dia de manhã. A gravação não consiste em sair falando qualquer coisa, de qualquer jeito. Aliás, vale dizer que cada episódio nasce bem antes de ele ser gravado.

Me refiro à espinha dorsal da organização do Coachitório Online. Como comentei há pouco, cada temporada tem um tema central que, no caso de 2026, serão os temas relevantes para carreiras importantes. Levando em conta que os episódios são quinzenais, pois são lançados nas segundas-feiras de forma alternada, eu já sei de antemão que cada temporada terá 25 episódios. Então, a primeira coisa que eu faço no planejamento da temporada é definir as datas de lançamento e o assunto de cada um dos 25 episódios da temporada.

Pode parecer bobagem, mas essa atitude alivia muito a minha ansiedade e desafoga bastante o processo criativo. Ao saber antecipadamente o assunto de cada episódio, eu fico atento a tudo que pode contribuir para aquilo que vou escrever para o texto que vai compor o episódio da próxima semana. E assim, eu começo a me dedicar à pesquisa e ao desenvolvimento do texto que você ouve aqui.

Ah, eu acho que antes disso é importante esclarecer uma coisa. Com exceção dos episódios da oitava e da nona temporada, todos os episódios do Coachitório Online são escritos, ou seja, essas palavras que você está ouvindo agora foram escritas em um texto, que eu estou lendo agora. É como aquele teleprompter que os apresentadores de jornal usam na TV. Verdade seja dita, não é tão chique assim, pois a leitura é feita apenas usando meu computador e a tela do Word com o texto escrito. Mas é mais do que suficiente.

Aqui eu quero apenas ressaltar algo que comentei há pouco. Eu disse que todos os episódios são escritos e lidos por mim, para gravação. Todos, menos os da oitava e nona temporadas. Acontece que, nestas temporadas, eu não escrevi o texto completo, apenas tópicos e algumas frases que serviam para guiar o episódio. O restante era meio que de improviso. Mas, ainda assim, o episódio era previamente planejado e escrito, por assim dizer.

A pesquisa para a elaboração de um episódio é o momento central do que você ouve aqui no podcast. Como eu já sei do assunto que eu vou falar, eu me ponho a buscar algumas referências para embasar e montar o texto. Essas referências vêm de alguns livros e artigos que eu li e de algumas notícias ou pesquisas que eu encontro quando me proponho a escrever sobre um determinado assunto. Eu reúno essas informações por meio de tópicos e monto a linha mestra do episódio, ou seja, o começo, meio e fim do texto. Depois disso, é a vez de fazer o texto em si, escrever de uma forma que o que você ouve seja algo mais fluído, não tão mecânico ou picado, para não dar a impressão de que o texto está sendo claramente lido.

Por conta do tempo que leva a pesquisa e a escrita, geralmente eu me proponho a pesquisar e escrever para um episódio de cada vez. Pode parecer brincadeira, mas não raro eu levo duas ou três horas para montar um episódio que vai ter, depois de gravado, cerca de 12 minutos. Mas é um tempo que vale a pena. 

Enfim, chega o dia da gravação. Por não termos um estúdio preparado para esta gravação, utilizamos uma sala de um coworking, na qual o equipamento utilizado pelo Humberto é montado para as captações. Aliás, eu entendo muito pouco (ou quase nada) de equipamento, mas o que vejo diante de mim cada vez que gravamos um episódio é algo de primeira, que faz toda diferença nesse produto final que você ouve.

A fim de otimizar o tempo, gravamos sempre três episódios, que serão produzidos e lançados na sequência da gravação. Mas embora cada episódio tenha, em média, 12 minutos, é bem comum que o tempo para a gravação seja superior a isso, porque esse narrador que vos fala costuma errar em algumas leituras ou não gostar da forma como uma determinada frase foi estruturada. Enfim, ruídos acontecem ao longo da gravação, que fazem com que o trabalho de produção pós-gravação se torne a lapidação final do episódio.

Assim, depois de gravado e produzido, eu ouço o episódio completo e ele chega até você por meio da sua plataforma preferida de podcast. E assim tem sido ao longo de sete anos e 250 episódios. 

Fala, galera do Coachitório Online. 

Eu quis contar essa história porque, como eu disse lá começo do episódio, as pessoas me perguntam bastante sobre esse modus operandi do Coachitório Online. Tenho certeza de que outros podcasters fazem de forma diferente, pois cada um tem o seu jeito. Essa é a forma que eu encontrei para conseguir equilibrar o Coachitório Online com minhas atividades pessoais, acadêmicas e profissionais. E assim, vamos para mais um ano, para mais uma temporada.

Te agradeço muito pela sua paciência, contribuições e comentários, que enriquecem esse trabalho. Agradeço por nos ouvir!

Falando nisso, eu quero ouvir você. Ficarei feliz com seus comentários. Se preferir, pode escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br Te faço também um pedido: escolha um episódio do Coachitório Online para compartilhar com seus amigos, nas suas redes sociais e lembre-se de apertar o botão para seguir o nosso podcast. Vamos aumentar o número de pessoas que está nos acompanhando nessa jornada.

Encontro você no próximo episódio! Um abraço!