Transcrição do episódio "25 – Chico Xavier e o Merecimento"
Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.
—
Francisco Cândido Xavier foi um cidadão mineiro, que nasceu na cidade de Pedro Leopoldo lá nos idos de 1910 e que se tornou um dos maiores cidadãos brasileiros de todos os tempos. Você conhece ele! É o nosso Chico Xavier, uma das figuras mais importantes do Espiritismo em todo mundo.
Ele se tornou famoso por ter escrito centenas de livros, todos psicografados. Vale lembrar que a psicografia é a capacidade que alguns médiuns têm para escrever mensagens que são ditadas por Espíritos. Pois é, até hoje, os livros psicografados de Chico Xavier já venderam mais de 50 milhões de exemplares, o que faz com que ele seja o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história nacional.
O mais legal disso tudo é que Chico Xavier sempre cedeu todos os direitos autorais de seus livros para instituições de caridade, o que o torna um dos maiores expoentes da filantropia do Brasil. Além desse gesto nobre, o nosso querido médium também psicografou milhares de cartas e atendeu milhares de pessoas, sem ter cobrado um tostão sequer por isso.
É por isso que o Coachitório Online de hoje vai sobre Chico Xavier e das suas lições sobre merecimento.
—
Então, vamos falar de merecimento… Em 1981 o Prêmio Nobel da Paz foi entregue para representantes das Nações Unidas que estavam militando na causa dos refugiados. Em 1982, o Nobel da Paz foi entregue para Adolfo Pérez Esquivel, um ativista argentino para a causa dos direitos humanos.
Mas você deve estar se perguntando: “o que isso tem a ver com o Chico Xavier?” Pois então, eu estava lendo sobre a vida de Chico Xavier e acabei descobrindo que ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 1981 e 1982, quando os ganhadores foram esses que eu acabei de comentar.
Bom, deixa eu esclarecer que eu não quero dizer aqui que essas pessoas não mereceram ter recebido o Prêmio Nobel. Longe disso. Mas eu tenho certeza de que Chico Xavier merecia muito esse prêmio, pois ele é reconhecido até hoje por ser um dos maiores representantes da doutrina Espírita lançada por Allan Kardec.
É por isso que eu quero trazer algumas frases de Chico Xavier sobre merecimento
—
A primeira frase que eu quero comentar é: Para ter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que você nunca fez.
Deixe-me lhe fazer uma pergunta: você está satisfeito com as coisas como elas estão? Ou você deseja coisas diferentes e melhores para a sua vida e para a sua carreira? Pois é, uma das lições mais importantes que eu aprendi ao longo da vida é que resultados diferentes exigem atitudes diferentes. Simples assim.
Embora pareça simples, aliás, embora seja simples, muitas pessoas são céticas com relação a essa afirmação. É comum encontrar pessoas que desconfiam do fato de que sonhos, objetivos e resultados melhores acontecem quando a gente pensa e age de forma diferente do que têm feito até agora. Na verdade, eu confesso que não sei se é uma questão de ceticismo ou resistência à mudança e adaptação. Ah, inclusive fica a dica para ouvir o episódio #4 dessa 2ª. temporada do Coachitório Online, no qual a gente fala justamente sobre as lições de Charles Darwin sobre mudança e adaptação.
Para que você tenha algo diferente, é preciso fazer algo que nunca fez. Só que na realidade, é preciso mudar um pouco a ordem das coisas, porque é preciso primeiro pensar e fazer algo que nunca fez para só então colher resultados diferentes. Então talvez faça sentido escrever a frase de uma forma um pouco diferente: é preciso fazer o que nunca foi feito para que a gente consiga algo diferente.
—
A outra frase de Chico Xavier que eu quero comentar é: Tudo o que é seu encontrará um jeito de chegar até você.
A frase anterior falou daquele tipo de merecimento que a gente consegue construir. A frase falava de um merecimento que tem a ver com a nossa disposição para trabalhar e agir. Coisas que a gente conquista aqui, na nossa “vida terrena”.
Mas tem um tipo de merecimento que é um pouco diferente, que tem tudo a ver com a doutrina espírita tão difundida por Chico Xavier. É o merecimento que faz parte da nossa vida desde que nascemos. Vem na nossa bagagem. É por isso que o nosso querido médium afirmava que tudo o que é nosso irá encontrar um jeito de chegar até nós. O mais interessante é que esse é o tipo de merecimento para o qual eu costumo dizer que a gente não precisa fazer muita força. Basta seguir o nosso caminho e sermos pessoas de bem que as coisas que merecemos chegarão até nós.
Claro que há pessoas que não acreditam muito nesse viés espiritual do merecimento, até porque é preciso acreditar em alguns princípios da doutrina espírita para que essa afirmação faça sentido. Só que há outras correntes religiosas, como o Budismo e o Hinduísmo, que afirmam basicamente a mesma coisa: o merecimento está diretamente relacionado às consequências das nossas ações em nosso futuro, tanto nesta como em outras vidas.
—
Tem outra frase de Chico Xavier que eu gosto muito de citar: A vida nem sempre segue a nossa vontade, mas ela é perfeita naquilo que tem que ser.
A nossa vida é perfeita, mesmo com todas suas imperfeições. Sei que é difícil engolir essa afirmação, principalmente quando a gente está passando por crises, está desempregado ou com problemas de saúde. Ou quando a gente liga a televisão e vê a enxurrada de coisas ruins que acontecem nos quatro cantos do mundo. Confesso para vocês que até mesmo eu chego a duvidar da verdade que está contida nessa frase.
Só que eu vou dizer uma coisa para vocês: a vida é perfeita mesmo! Eu diria também que ela é justa, na medida em que a gente olha para essa frase como uma continuação da frase anterior. Ou seja, se nós pensarmos que as coisas que merecemos irão encontrar um jeito de chegar até nós, é correto afirmar que a vida é perfeita nesse sentido, pois iremos colher aquilo que semeamos ao longo da vida.
O problema é que a gente deseja ficar isento dos problemas, das crises que nos afetam. É algo muito natural. Só que nem sempre é assim. E aí eu digo que o maior problema não é o que nos acontece, mas sim o que a gente faz com aquilo que nos acontece e, principalmente, o aprendizado que a gente tem a partir das coisas que nos acontecem.
—
E então, Coachitório Online! Você já chegou a pensar que o merecimento talvez esteja nas lições que a gente tem que aprender a partir dos tropeços e quedas que a gente tem ao longo da vida? Faz sentido pensar que o merecimento não tem a ver somente com coisas positivas, mas também com as lambadas que a gente leva da vida?
É uma reflexão importante!
Também há várias outras reflexões e provocações nos outros episódios do Coachitório Online. Por isso eu te convido a seguir o nosso podcast. Você vai descobrir que já estamos na 2ª. temporada do Coachitório Online e eu te convido a visitar a nossa primeira temporada, na qual nós falamos dos 19 verbos que fazem a diferença em nossas vidas. E, claro, te convido também a acompanhar os outros episódios desta temporada, na qual estamos falando das grandes lições contidas em pequenas frases.
Também te faço um pedido: deixe a sua mensagem nas nossas redes sociais. No Instagram eu sou o fabiano.goldacker e você me encontra também no Linkedin e no Facebook. Você também pode escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br
Vou ficar feliz com a sua mensagem, seu feedback e sugestões. Assim a gente constrói um Coachitório online cada vez melhor.
A você, que tem nos acompanhado desde a primeira temporada! Muito obrigado! Muito feliz por encontrar você aqui novamente. E, para quem está chegando agora, seja bem-vindo! Compartilhe o nosso podcast nas suas redes sociais e convide os seus amigos a nos acompanhar nessa jornada.
O Coachitório online está lá no site da Ponte ao Futuro, no iTunes e no Spotify. Escolha a sua plataforma favorita e venha com a gente!
Encontro você no próximo episódio! Um abraço!