Transcrição do episódio "199 – Reinventando-se"
Vamos falar de: REINVENÇÃO
—
Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.
—
Bem-vindo a 2024! Bem-vindo ao primeiro episódio deste novo ano. E como é de praxe aqui no Coachitório Online, um novo ano significa a abertura de uma nova temporada. Significa uma nova temática, uma nova espinha dorsal sobre a qual nós vamos elaborar os episódios que vão fazer parte desta temporada. Quem acompanha o Coachitório Online provavelmente vai lembrar que em todo primeiro episódio de temporada eu conto a mesma história: eu falo sobre o quanto é complexo e delicada esse processo de definição de um tema para a temporada. É complexo e delicado porque se a gente errar a mão no tema, podemos comprometer toda uma temporada de episódios.
Só que tem hora que o que precisa mudar não é o tema da temporada. Ou melhor, não é só o tema da temporada. Às vezes o que precisa mudar é a forma como todo o podcast é pensado, desenvolvido e produzido. É preciso ser um pouco mais ousado e testar novos modelos ou uma nova forma de fazer aquilo que já tem sido feito há tempo. É nesse momento que eu lembro de uma frase que eu gosto muito. No início do século passado, o filósofo italiano Giuseppe Tomasi di Lampedusa disse que “às vezes é preciso mudar tudo para que nada mude!”
—
É uma frase brilhante, que faz muito sentido para mim. OK, talvez não seja necessário mudar tudo, mas sim mudar bastante coisa. Só que a mudança tem que ser feita de uma forma que a gente consiga preservar a essência, os valores e o objetivo do trabalho. No caso do Coachitório Online, as mudanças podem até ocorrer, mas devem manter o nosso propósito. E aí eu tomo a liberdade de reproduzir o que está escrito no nosso site. Está escrito assim: nosso objetivo é fazer com que cada episódio tenha perguntas e provocações que levem você a refletir sobre sua vida pessoal e profissional. Os nossos episódios são divididos em temporadas e cada temporada tem uma temática que está muito ligada à nossa essência e ao nosso propósito, que é o de levar informação e conhecimento relevantes para a vida e a carreira das pessoas.
Eu convido você a dar uma espiadinha lá no site da Ponte ao Futuro, que traz toda a história do nosso podcast. Eu sempre dou uma olhada lá para garantir que tudo o que fazemos aqui atende ao nosso objetivo e ao nosso propósito. Ainda assim, ao pensar sobre o tema desta temporada, o que mais mexeu comigo não foi o tema em si, mas o já mencionado processo de criação, desenvolvimento e produção dos episódios. Eu precisava pensar diferente para fazer algo diferente, mudar coisas para que nada mude. Levou um tempinho, mas acredito que encontrei um formato.
—
Mas antes de eu falar o que será diferente, preciso falar de como funciona o nosso processo de criação de um episódio. Começamos com o tema da temporada. Uma vez encontrado um tema que leve informação e conhecimento relevantes para a vida e a carreira das pessoas, é preciso pensar no tema do episódio, ou seja, é preciso definir como eu vou cumprir o objetivo do podcast de forma alinhada com o tema da temporada. É preciso saber que história eu vou contar para daí começar a pesquisar sobre o assunto.
Eu acredito que esse processo de pesquisa é o que mais demora. Algumas horas são dedicadas para fazer a pesquisa ou a leitura necessária para escrever o episódio. Os ouvintes do Coachitório Online já devem ter percebido que durante os episódios eu cito alguns autores e há tantos outros que eu não menciono, mas que estão devidamente citados no texto que acompanha cada episódio. Exatamente isso: cada episódio tem um texto. E essa é a parte mais interessante, pois muita gente que acompanha nosso podcast não imagina que eu escrevo cada frase que é falada em cada episódio. Significa dizer que a gravação do podcast consiste em ler o texto que eu produzi com base nas pesquisas que eu fiz para cada episódio. Muita gente acha que eu não estou lendo, que estou falando de forma livre ou até de improviso.
A verdade é que não estou falando de improviso. Estou lendo um texto que foi escrito com base nas pesquisas que eu fiz sobre o tema que me propus a fazer para aquele episódio que, por sua vez, deve atender ao tema da temporada. Percebeu a complexidade? Tem muita coisa envolvida em cada episódio do Coachitório Online e eu confesso que fico muito feliz cada vez que eu termino de escrever e, posteriormente, de gravar cada episódio. Quando um episódio vai ao ar, é sinal que teve muito trabalho envolvido nos bastidores, tanto da minha parte quanto do Humberto, que desde o começo faz a produção e deixa o Coachitório Online do jeito que você conhece.
—
OK, mas você deve estar se perguntando onde está a mudança. A mudança está justamente no fato de que esse processo de escrever o episódio não vai mais existir. Os episódios continuarão tendo um tema, alinhado ao tema da temporada. Continuarei a fazer as pesquisas para cada história que eu vou contar. A diferença é que a gravação será do tipo microfone aberto, ou seja, irei falar sobre aquilo que me propus a fazer naquele episódio, mas ao invés de ser fruto de uma leitura, será fruto da mente e do coração desse podcaster que vos fala.
Para o ouvinte talvez isso faça pouca diferença. Talvez você diga que não percebeu a diferença e eu devo dizer que isso será um excelente feedback para mim. Digo isso porque quem me conhece sabe que eu sou um tanto criativo e até um pouco audacioso, mas sou muito pé no chão e precavido com certas coisas. Escrever um episódio de podcast dá trabalho, mas também dá segurança e previsibilidade. O texto escrito faz com que eu tenha uma percepção de que o episódio está sob controle e é justamente isso que quero abolir. Quero saber como é a experiência de falar sobre um tema sem necessariamente ter cada linha escrita para falar sobre ele. E devo confessar que fiquei feliz da vida quando essa ideia surgiu e estou ansioso para começar. Sim, digo que estou ansioso para começar porque esse episódio ainda está sendo 100% escrito, ou seja, as palavras que você está ouvindo foram escritas uma a uma.
Esse insight também acabou inspirando a temática da nova temporada. A oitava temporada do Coachitório Online está inspirada na frase do filósofo italiano que eu citei lá no comecinho do episódio. A temporada de 2024 do nosso podcast terá como título “mudar tudo para que nada mude”, em uma alusão à necessidade de passarmos por algumas ao longo da nossa vida sem que elas alterem a nossa essência. Eu sempre gostei muito dessa frase e sempre defendi que as mudanças pelas quais passamos devem nos transformar, fazer com que sejamos melhores, mas sem perder aqueles valores dos quais não devemos abrir mão e sobre os quais construímos nossa vida pessoal e profissional. É um grande desafio e por isso que ao longo de 2024 eu quero conversar com você sobre isso, sobre mudança, evolução, essência, propósito e valores.
—
Também devo dizer a você que a mudança no formato em que os episódios do podcast são desenvolvidos e produzidos atendem ao meu processo de mudança. Em outras palavras, a mudança do Coachitório Online é simplesmente uma extensão das mudanças que também ocorrem comigo. O ano de 2023 foi desafiador. Foi um ano de muito trabalho e muitas realizações importantes. Realizações no campo profissional, acadêmico e na vida pessoal que me permitem dizer que o ano foi ótimo. Alguns ciclos foram encerrados, outros foram iniciados e outros continuarão. Outros processos de mudança já estão sendo planejados e irão ocorrer e tudo isso faz com que essas mudanças pelas quais eu tenho passado aumentem meu compromisso para que eu também influencie e mude as coisas que estão ao meu redor. O podcast é uma delas.
Significa dizer que eu decidi fazer o Coachitório Online desta forma porque precisava mudar. Não fazia mais sentido manter o processo do mesmo jeito. Precisava sair da minha zona de conforto, me desafiar e me propor a ter aquele frio na barriga cada vez que vou gravar um episódio novo. Eu precisava testar algo que vejo funcionar muito bem em outros podcasts e em outros trabalhos. Enfim, preciso fazer para ver no que vai dar. Do contrário, vou ficar somente imaginando como teria sido se eu tivesse feito diferente. E quem me conhece sabe que esse não sou eu. Eu acredito que precisamos testar, sonhar e realizar, pois é assim que a gente muda, evolui e estimula as pessoas ao nosso redor a fazerem o mesmo.
—
Fala, galera do Coachitório Online.
Estou feliz por reencontrar você nesse ano novo que começa. Estamos indo para o sexto ano do Coachitório Online. Estamos quase com duzentos episódios. Isso mesmo, quase duas centenas de histórias, experiências e desabafos e muita gratidão a você que nos acompanha.
Espero que você tenha gostado desse formato, dessa proposta, da temática do Coachitório Online. Mudar é difícil, mas às vezes é necessário. Mas a mudança também pode ser fácil e um tanto natural quando a gente percebe que o que mudou foi a gente. Acho que foi mais ou menos isso que aconteceu com o Coachitório Online. Mudou um pouco porque eu mudei.
Mas eu quero ouvir você. Que mudanças você se propõe a fazer nesse novo ano? Quais as novidades para 2024, que iniciativas você irá se dedicar a fazer? Ficarei feliz em receber o seu comentário. Deixe a sua mensagem e as suas sugestões e opiniões nas nossas redes sociais. Se preferir, pode escrever para fabiano@ponteaofuturo.com.br
Encontro você no próximo episódio! Um abraço!