Transcrição do episódio "198 – Shakespeare e a Gratidão"
Olá, pessoal! Meu nome é Fabiano Goldacker. Sou Coach Executivo da Ponte ao Futuro.
—
Vamos falar de:
GRATIDÃO
—
A gratidão é o maior tesouro dos humildes.
—
Já virou meio que uma tradição aqui no nosso podcast sobre pessoas, carreira e liderança fazer com que o último episódio da temporada seja também um episódio de agradecimento por tudo que aconteceu no ano. E assim tem sido nos últimos cinco anos, ao longo de quase 200 episódios. E nesse ano a gratidão casou muito bem para o último episódio, pois nesta temporada estamos falando de grandes lições em pequenas frases e, assim que eu me planejei para falar sobre gratidão neste episódio, logo veio à minha mente a frase que dá título ao tema de hoje.
Foi William Shakespeare quem disse que a gratidão é o maior tesouro dos humildes. Shakespeare foi um poeta e dramaturgo inglês que viveu nos séculos 16 e 17. Aliás, chamar William Shakespeare de poeta e dramaturgo é muito pouco para se referir aquele que é reconhecido por ser uma das mentes mais brilhantes da história. Tanto é que a Shakespeare é atribuído o mérito de ser um dos grandes reformadores e escritores do idioma inglês. Além de tudo isso, Shakespeare foi um empreendedor de sucesso, pois era sócio de uma companhia de teatro chamada King´s Men, localizada em Londres.
A produção de Shakespeare não só é extensa, como é extremamente popular e tem sido reproduzida ao longo dos séculos com muito sucesso. Talvez você já tenha ouvido falar de Macbeth, Rei Lear, Sonhos de Uma Noite de Verão, A Megera Domada e, claro, Romeu e Julieta. Estas são só algumas obras de Shakespeare que atravessam os séculos e são reproduzidas com sucesso até hoje.
—
Mas antes de voltar ao tema deste episódio, eu quero contextualizar a frase falada por Shakespeare. Quando ele falou que a gratidão é o maior tesouro dos humildes ele se referia a algo bem prático. Em seu teatro, em Londres, o sucesso de suas peças atraiu a atenção de muita gente. Era casa cheia todo dia. Só que nem todos que desejavam assistir às peças tinham dinheiro para isso. Shakespeare deixava algumas pessoas entrarem sem pagar e era criticado por isso pelos seus sócios. Ao ser criticado, reagia dizendo justamente que era suficientemente pago pela gratidão daqueles que não tinham dinheiro para comprar o bilhete para a peça.
É claro que não dava para deixar todo mundo entrar de graça. É claro que no dia a dia não temos como fazer tudo de graça, mas às vezes a gratidão que recebemos em troca de algo que fizemos de coração é mais do que suficiente para justificar o que fizemos. Eu gosto de pensar que são principalmente as coisas mais simples que fazemos que são aquelas pelas quais mais recebemos gratidão. E, lógico, aquelas pelas quais a gente mais agradece.
Basta pensar no seguinte: imagine-se em uma situação em que tudo o que você precisa é de uma ajuda, uma luz, alguém que lhe tire uma dúvida ou que lhe dê algo que você no momento não pode comprar. Tenho certeza de que você já passou por momentos assim. Quando aconteceu comigo, a ajuda que recebi foi tão bem-vinda que tudo o que eu pude fazer em retribuição naquele momento foi dizer “obrigado”. Também pude ver no semblante da pessoa que ajudou a satisfação por ter feito algo de importante ao próximo.
—
A gratidão é algo muito importante para mim. Agradecer diariamente é algo que eu tenho feito há muito tempo. E conheço muita gente que também pratica a gratidão diariamente. Cada um do seu jeito: há aqueles, assim como eu, que fazem por meio de meditação e oração. Há aqueles que gostam de escrever, de fazer listas. Há aqueles que gostam de verbalizar (aliás, também sou daqueles que agradece a todos que encontro diariamente) e há aqueles que gostam de agradecer fazendo uma corrente do bem, ou seja, ajudando o próximo.
Cada um tem seu jeito de praticar a gratidão. O efeito da gratidão é muito forte tanto para a pessoa que agradece como para a pessoa que faz o bem e recebe a gratidão. Há pesquisas publicadas em artigos científicos que mostram que a gratidão age de forma positiva nas pessoas envolvidas e, vejam só, faz mais bem para quem agradece do que para quem a recebe. Com a prática da gratidão, você dissipa o medo, a angústia, a raiva, ou seja, sentimentos ruins, ficando mais fácil controlar esses estados mentais e trazer sensações positivas ao seu corpo. Nosso cérebro não consegue sentir duas coisas ao mesmo tempo, ele sente uma de cada vez. Então quando ele está sentindo gratidão, seu cérebro está focado na sensação de prazer, de felicidade, de amor, enfim, sentindo as sensações que a gratidão lhe causa.
O efeito da gratidão no cérebro é significativo. Pessoas gratas tem uma pressão arterial menor, tem menos risco de infarto, menos risco de AVC. Pessoas gratas liberam mais hormônios, como a ocitocina, que permitem que a minha interação social seja melhor. Conseguem aumentar a produção no cérebro de neurotransmissores que têm a ver com a felicidade, com tomada de decisão melhor e ajuda a melhorar o foco.
—
De fato, posso testemunhar em primeira pessoa que a gratidão faz tudo isso. Claro que não dá para ver o cérebro produzindo os tais hormônios, mas eu consigo perceber de forma clara o quanto a gratidão ajuda no meu dia a dia, principalmente na minha saúde. Acabei de completar 48 anos e devo dizer que tenho uma saúde física muito boa. Claro que a atividade física e uma dieta mais ou menos equilibrada ajudam. Mas todo dia sou grato à saúde que tenho e, acreditem, preciso muito ter força e saúde física para lidar com os desafios diários da vida pessoal e profissional.
Percebo o quanto a gratidão causa efeitos positivos para a minha saúde mental. Equilíbrio emocional é essencial para todos. Para mim não é diferente. Diria até que sem equilíbrio emocional eu não teria tido condições de começar e concluir os projetos significativos da minha vida pessoal que tenho realizado nos últimos anos. Claro que a terapia e a espiritualidade me ajudam muito. Claro que sem planejamento e organização eu não teria conseguido. Mas ser grato diariamente por ter forças para começar o que desejo e continuar o que comecei me dá uma sensação de que tudo é possível.
Também tem outra coisa que eu sinto que a gratidão proporciona. Você já reparou que cada vez que agradecemos surge também uma oportunidade de refletir bem sobre as coisas que estão acontecendo? Às vezes a gente está em um daqueles momentos tenebrosos e sombrios e tudo que fazemos é pensar negativamente ou imaginar o pior. Vem aquela sensação de desesperança e de que não vai dar certo. Esse é o melhor momento para agradecer, pois nessas horas reconhecemos que, apesar de tanta coisa difícil que está diante de nós, há muito mais coisas positivas pelas quais agradecer. Assim, na minha modesta opinião, agradecer é também um ato de reconhecimento por tudo que somos e conquistamos.
—
Então eu sou grato! Grato a você por me acompanhar ao longo de mais uma temporada do nosso podcast. Grato a Deus por me dar forças e inspiração para criar cada episódio do Coachitório Online. Sou grato aos meus clientes, que depositam em mim confiança para eu realizar meu trabalho. Sou grato à minha família por tudo aquilo que a família faz pela gente. Grato aos meus amigos e às pessoas que acompanham meu trabalho na Ponte ao Futuro.
E sou grato por algo muito significativo que aconteceu este ano. Concluí um projeto muito grande, um dos maiores da minha vida. Recentemente defendi minha tese de doutorado em Administração na Universidade Regional de Blumenau, a FURB. Nos últimos anos estive trabalhando em uma tese sobre a espiritualidade no local de trabalho e fiquei muito feliz pelo resultado. Aliás, fiquei muito feliz por ter tido forças para começar, continuar e concluir. Há muita gente a quem devo agradecer, ou melhor, a quem agradeci por esta realização. E digo a você que graças à gratidão eu consegui a inspiração e a ajuda necessárias para dar conta deste desafio.
—
Fala, galera do Coachitório Online.
Cada fim de ano venho aqui para agradecer a inspiração, o planejamento, o trabalho e a sua companhia aqui no Coachitório Online. Então te agradeço e te convido a continuar com a gente, pois em 2024 tem mais. Mas tenho uma sugestão especial para você terminar bem esse ano e começar o ano que vem ainda melhor: faça uma lista das coisas pelas quais você é grato em 2023. Liste e agradeça as pessoas que te ajudaram, as suas realizações, as coisas que você começou e aquelas que concluiu. Enfim, te convido a refletir e exercitar, do seu modo, o ato da gratidão. E, se fizer sentido, compartilhe com as pessoas que são próximas de você e com as pessoas por quem você é grato. E comigo também. Ficarei feliz em receber o seu comentário.
Em 2024 teremos mais uma temporada do Coachitório Online. Uma temporada diferente. Não quero dar spoilers, então me limito a dizer que a nova temporada do Coachitório Online será um pouco diferente das demais.
E assim me despeço de 2023, desejando a todos um feliz Natal e um abençoado ano novo. Que tenham muita saúde e realizações e que seu maior presente seja a saúde e a presença daqueles que você mais ama!
Encontro você na próxima temporada! Um abraço!