Em pleno auge da Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill, então Primeiro-Ministro britânico, disse que: o preço da grandeza é a responsabilidade.

Churchill foi um dos grandes responsáveis pela resistência da Inglaterra e por “virar o jogo” daquela grande guerra. Além de político e estadista, Churchill era um excelente escritor e orador, sendo reconhecido também por seus célebres discursos, em que dava altas doses de motivação e orgulho para o povo britânico, em meio ao caos que a guerra trazia. 

Churchill era uma personalidade importante, mesmo antes de se notabilizar pelo seu desempenho na Segunda Guerra Mundial. Mas, ele tornou-se ainda mais importante por uma atitude muito simples: chamou para si a responsabilidade de liderar a resistência britânica para posteriormente vencer a guerra com a ajuda dos aliados.

Churchill assumiu o papel de verdadeiro líder, tornando-se uma espécie de farol que emanava esperança para um povo já desacreditado com os rumos da guerra. A frase proferida por Churchill resume muito bem o que parece ser um dos pontos centrais da liderança:

A responsabilidade

Se tivéssemos que enumerar algumas características que devem fazer parte de um líder, certamente a responsabilidade seria uma delas. Aliás, eu diria até que a responsabilidade é uma das principais. É uma daquelas características das quais a liderança não deve abrir mão. Ironicamente, se perguntarmos para as pessoas os motivos que as impulsionam e que as fazem ter vontade de alcançar posições de liderança, poucas irão citar a responsabilidade.

Quero dizer, poucas pessoas afirmarão que desejam ser líderes para terem mais responsabilidades em suas costas. A maioria, talvez, deseje tornar-se líder pelo status que a posição de liderança proporciona ou pelos ganhos e benefícios. Ou seja:

Deseja-se o bônus e não o ônus

Por isso que é comum ver líderes desmoronando, e não me refiro às questões ligadas a posições hierárquicas. Não estou me referindo aos momentos em que os líderes perdem seus cargos ou empregos, mas sim quando perdem aquilo que lhes é mais precioso: o respeito e o respaldo das pessoas. Quando almejamos uma posição de liderança apenas para usufruto pessoal e para alimentar o ego, logo este plano será percebido e logo deixaremos de ser reconhecidos como líderes.

O preço da grandeza é a responsabilidade

O preço da liderança é o ônus que esta posição traz. Haverá mais preocupações, cobranças e expectativas por parte de muita gente. Mas fique tranquilo, pois eu acredito que tudo dará certo se você tiver a verdadeira intenção de cumprir com as responsabilidades desta posição e de fazer a diferença na vida dos seus liderados. É por esse tipo de atitude que Winston Churchill (e várias outras personalidades da nossa História) são lembrados até hoje!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *