Esse é o título de um excelente artigo, escrito para a Revista Brasileira de Administração, pelo Adm. Leandro Vieira, criador do site administradores.com.br.

Nesse artigo, ele fala sobre como foi importante para ele não ter conseguido alcançar um determinado objetivo. Pois, como decorrência desse “insucesso”, o projeto do seu site tomou força, até se tornar o maior portal dedicado à Administração no Brasil.

Na qualidade de Administrador, posso afirmar que as informações que transitam nesse portal, são muito relevantes para os administradores, líderes, gestores e empreendedores.

O insucesso pode esconder um sucesso futuro.

Há muito venho me perguntando por que determinadas coisas acontecem em nossas vidas – sobretudo na vida profissional – para as quais naquele momento não temos explicações.

Isso é natural. Pois, de certa forma, quando nosso corpo e nossa mente sentem que há uma determinada ameaça à nossa integridade, se desperta um sentido muito grande de autoproteção. Da mesma forma, quando algo não acontece conforme desejamos, surge um grande sentimento de frustração.

É como se não encontrássemos uma saída para aquele momento. É como se aquele “não” fosse a resposta definitiva para tudo que há em nossas vidas, para todos nossos projetos, ideias e sonhos para o futuro.

Comparo essa situação a quando estamos no meio de uma tempestade, no olho de um furacão. Pois, não encontramos uma saída, temos dificuldade de olhar em volta e, tudo o que queremos, é sair dali e voltar para uma zona segura.

Mas, na maioria das vezes, como comentado no artigo do Leandro Vieira, uma determinada derrota talvez tenha que ser crucial para uma vitória ainda maior.

Embora sejamos dotados de livre arbítrio, há determinadas escolhas que nos tiram do propósito maior da nossa vida. E assim, a própria vida se encarrega de nos tirar de uma determinada trajetória, para nos colocar novamente no caminho que nos levará ao nosso propósito.

Sei que para muitos parece difícil acreditar nisso, até porque talvez essa questão do “grande propósito” não esteja tão clara ou não seja para todos.

O fato é que por acreditar que há esse grande propósito, tenho me policiado para pensar sempre que determinadas ocorrências em minha vida profissional, não sejam vistas como derrotas ou reveses. Mas sim como lições, aprendizado, experiência e, principalmente, como um marco de sucesso para alcançar o que está lá na frente!

Afinal, quem é que pode garantir que eu não me daria por satisfeito por sucessos intermediários, quando poderia talvez almejar e alcançar objetivos maiores? Definitivamente, um ponto final representa o fim de uma sentença. Mas, prefiro pensar que representa também o início de uma nova frase.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *