Localização

Rua Paulo Zimmermann, 118 - Sl 506

Telefone

47 3209-5956

E-mail

contato@ponteaofuturo.com.br

Consultoria

Consultoria em Gestão de Pessoas

Um dos grandes paradigmas organizacionais a serem debatidos nesse século é o verdadeiro papel da área de Recursos Humanos, pois frequentemente espera-se que seja somente essa área a responsável por lidar com todos os assuntos ligados à gestão de pessoas.

Embora em parte isso seja verdade, a moderna gestão de pessoas está fortemente pautada na descentralização da responsabilidade de gerir os recursos humanos das empresas, definindo que a responsabilidade pela gestão de pessoas é a tarefa prioritária das lideranças.

Em outras palavras, a gestão de pessoas não se faz somente pelo departamento de Recursos Humanos, mas sim por todas as áreas e lideranças da empresa.

A consultoria em gestão de pessoas tem como objetivo dotar as lideranças de diversas áreas e inclusive das áreas de Recursos Humanos das capacidades para que esse novo papel seja bem cumprido por ambos.

Consultoria em Processos Administrativos e Industriais

O bom andamento de uma empresa depende do perfeito funcionamento do tripé pessoas-processos- equipamentos.

A partir dos sinais apresentados pela empresa, a consultoria em processos tem como objetivo identificar as causas originais dos problemas apresentados a fim de transformar essas causas em pontos de melhoria, que são trabalhados por meio do planejamento, execução e controle de ações que visam à neutralização das causas dos problemas.

Consultoria em Seleção e Retenção de Talentos

As empresas vêm sendo cada vez mais cobradas em diferentes aspectos, principalmente no que tange a melhores resultados, por produtos/serviços com maior qualidade, inovações e no atendimento eficaz.

Mas esses resultados somente serão factíveis se a colaboração como um todo for realmente adequada para a finalidade desejada. Isso quer dizer que muitas vezes a chave do sucesso está no processo de recrutamento e seleção eficiente, que não apenas selecione candidatos, mas o faça de forma sustentável, promovendo um índice de maior retenção de talentos.

A consultoria em Seleção e Retenção de Talentos tem como objetivo orientar e capacitar os profissionais de diversas áreas a desenvolver um processo de seleção mais completo e preciso para que o talento tenha completo envolvimento com as questões organizacionais e tenha performance em sua área, permanecendo na empresa o tempo necessário para a maturação da relação “pessoa e organização”.

Diferenças entre Coaching e Consultoria

É muito comum perceber uma confusão dos conceitos de Coaching e Consultoria, que leva muitas vezes a entender que ambos processos são iguais. Embora ambos os serviços possam ser prestados pelo mesmo profissional – desde que esteja habilitado para tal – é importante citar algumas diferenças básicas entre Coaching e Consultoria:

  • Coaching é um processo individual, conquanto que a Consultoria eventualmente envolve a participação de mais pessoas;
  • A Consultoria consiste em intervir numa determinada parte do processo com o objetivo de apresentar e implantar uma proposta de melhoria para a situação em questão. Ao consultor cabe, inclusive, gerenciar a eficácia da solução apresentada. O Coaching baseia-se no empowerment, ou seja, tem como objetivo dotar o cliente dos comportamentos e atitudes necessários para que ele seja o único responsável por todas as ações de melhoria que são necessárias em seu negócio/empresa/carreira;
  • Durante o processo de Coaching podem surgir questões ligadas à vida pessoal do cliente que eventualmente influenciam ou justificam seus comportamentos e atitudes. A Consultoria trata somente de aspectos ligados ao trabalho, deixando de lado tudo o que estiver ligado às questões extra-profissionais;
  • O Coaching apresenta um caráter de confidencialidade entre o Coach e o cliente. O mesmo ocorre na Consultoria, havendo, no entanto, a necessidade de se compartilhar determinados assuntos entre todos os envolvidos no processo.

Embora para muitas pessoas as diferenças possam representar ameaças ao sucesso de um projeto, penso justamente o contrário: as diferenças entre Coaching e Consultoria existem para que um trabalho enriqueça o outro, sendo muito comum a condução simultânea de ambos numa determinada empresa.

TENHO INTERESSE!

Seu nome*

Seu e-mail*

Sua empresa

Sua mensagem