Passou rápido! Parece que foi há poucos dias que estávamos comemorando Natal e o começo de 2020. Até alguns dias atrás, eu ainda ouvia gente desejando “feliz ano novo” e agora nos damos conta de que estamos encerrando o primeiro trimestre. E não era para menos: férias de verão (para quem pôde curti-las), carnaval em fevereiro (que tornou o mês ainda mais curto) e por aí vai…

Só que todo ano temos a impressão de que o ano está passando muito rapidamente e ficamos preocupados com isso. Na realidade, acho que a preocupação não necessariamente está com a velocidade com a qual os dias passam, mas sim com o fato de que os dias estão passando e muita gente ainda não começou o ano. Explico: lembra daquelas promessas e resoluções de ano-novo? Lembra de todos aqueles sonhos e projetos que fizemos para nós mesmos quando o ano estava terminando? Pois é, o fato é que as folhinhas do calendário vão sendo trocadas, mas parece que muita gente ainda está no mesmo “modus operandi” do ano passado.

Esse é o principal motivo da frustração que vejo em muitas pessoas. O problema não está na velocidade com a qual o ano está passando, mas sim que o ano está correndo e a gente ainda está andando. O ano está passando por nós e isso faz com que surja uma sensação de culpa por não estarmos conseguindo dar conta das promessas, sonhos e objetivos que traçamos no final do ano.

E eu fico me perguntando onde está o problema… Será que são as metas e objetivos que estão errados? Será que a gente superestimou nossos sonhos ou a nossa capacidade de realizá-los? Ou será que nós relaxamos e acabamos deixando tudo isso para trás? Talvez seja tudo isso junto e misturado! Então surgem outras perguntas: o que fazer para mudar? Como é que eu faço para começar a colocar em prática tudo o que eu gostaria? O que eu devo fazer para desapegar daquelas metas e objetivos que não fazem sentido?

A discussão é interessante, complexa e bem longa! É provável que não exista uma única resposta que sirva para explicar ou justificar a falta de ação nesse primeiro trimestre. Mas de uma coisa eu tenho certeza: ainda dá tempo! Mesmo que os sonhos não se concretizem em 2020, é certo que toda e qualquer ação que for colocada naquilo que você quer irá lhe deixar cada vez mais próximo de tudo o que você deseja.

Cada dia em que trabalhamos em prol do nosso crescimento e evolução é um dia a menos de distância para os nossos objetivos. Daí você verá que aquilo que era apenas um sonho no final do ano passado está muito mais próximo da realidade do que você imagina. Por experiência própria, posso dizer que isso funciona!

Sabe onde está a “mágica”? Está na ação! Está na humildade e sabedoria para pedir ajuda quando necessário for. Também está na disponibilidade para ajudar os outros nas suas próprias caminhadas. Sabe onde a “mágica” não está? No sofá da sala e nas desculpas que damos para nós mesmos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *